Sporting: o futuro de Callai
Diego Callai foi na época passada apresentado no plantel principal. SPORTING CP

Sporting: o futuro de Callai

NACIONAL25.06.202409:00

Novo empréstimo estava ser equacionado mas o guarda-redes terá ainda palavra a dizer na pré-temporada; decisão será tomada depois do Algarve; mais um leão em teste

O futuro de Diego Callai na época 2024/2025 pode ainda passar pela equipa principal do Sporting. Novo empréstimo do guarda-redes de 19 anos era o cenário em cima da mesa, que continua em equação, mas decisão será tomada apenas depois do estágio de pré-temporada, que vai ter lugar em Lagos, no Algarve, de 13 a 24 de julho e já com dois jogos agendados, com o Saint-Gilloise, no dia 17, e com o Sevilha, a 23, ambos no Estádio Algarve.

O estágio algarvio será para Callai um teste, como para Dário Essugo, que também esteve cedido, ao Chaves, na segunda metade da época passada e que define o seu destino na pré-época. O guarda-redes foi emprestado ao Feirense em janeiro, para ganhar rodagem competitiva, começou titular mas perdeu gás e terminou com 11 jogos na Liga 2. Volta agora à casa mãe, terá hipótese para mostrar o que evoluiu e assim poder reconquistar um lugar na estrutura de guarda-redes que tem já definidos o número um e dois.

Vladan Kovacevic foi o escolhido para substituir Antonio Adán, que terminou contrato com os leões e não permaneceu em Alvalade. O bósnio chegou dos polacos do Raków — adversário leonino na fase de grupos na última edição da Liga Europa (1-1 na Polónia e 2-1 em Lisboa) —, clube que representou nas últimas três temporadas, e custou cerca de 6 milhões de euros aos cofres sportinguistas.

Franco Israel — recuperou a tempo de ser convocado para a Copa América —, na temporada que terminou com a conquista do título nacional, participou em 23 jogos dos leões, titular de março ao início de maio, para substituir o lesionado Adán. O infortúnio acabou por bater-lhe também à porta e foi então que apareceu Diogo Pinto, jovem guarda-redes da equipa B que assumiu a titularidade nos últimos três jogos dos campeões nacionais. É aqui que reentra Callai, que vai querer mostrar valor até para poder rivalizar com Israel... A decisão será tomada depois do estágio de Lagos e há ainda Francisco Silva, o  mais novinho, com 18 anos, a ter jogo nas equipas secundárias mas sempre perto da equipa principal, que também representou no final da época, prémio de 7 minutos com o Chaves na última jornada para poder ter também direito à faixa de campeão nacional.