Sporting: Nazinho e Rodrigo Ribeiro na porta de saída
Nazinho esteve cedido ao Cercle Brugge, Rodrigo Ribeiro ao Nottingham Forest. IMAGO

Sporting: Nazinho e Rodrigo Ribeiro na porta de saída

NACIONAL04.06.202420:39

Lateral esteve cedido ao Cercle Brugge, que equaciona acionar opção de €2 milhões; Avançado foi emprestado ao Nottingham Forest e os leões querem encaixar entre 10 a 15 milhões de euros

Flávio Nazinho e Rodrigo Ribeiro, jovens da formação que o Sporting emprestou a Cercle Brugge e Nottingham Forest, estão no mercado e com eles os leões procuram encaixe acima dos 10 milhões de euros. O lateral-esquerdo de 20 anos tem cláusula de opção de compra de 2 milhões e os belgas podem acioná-la; o segundo de 12 milhões mas os ingleses não pensam exercê-la, ainda assim a administração leonina procura soluções para encaixe na ordem dos 10/15 milhões com a venda do passe do avançado de 19 anos.

No verão de 2023 o Sporting chegou a acordo com o Cercle Brugge para o empréstimo do lateral-esquerdo até junho de 2024. Estipulada ficou uma cláusula de opção de compra, no valor de dois milhões de euros, ficando o Sporting com percentagem de futura venda.

Nesta altura há a possibilidade de os belgas avançarem, indo assim ao encontro das pretensões leoninas, que passam pela venda do passe de um jogador formado na Academia Cristiano Ronaldo e que soma 11 jogos pela equipa principal do Sporting (cinco em 2021/2022 e seis em 2022/2023).

Antes da cedência, Nazinho estava a treinar-se com a equipa B, mas sem minutos de jogo no início da temporada 2023/2024. Na Bélgica participou em 23 jogos, 14 como titular, e marcou um golo.

Rodrigo Ribeiro foi emprestado ao Nottingham Forest no mercado de inverno, já no final de janeiro, mesmo no fecho da janela de transferências. O avançado, no entanto, participou apenas em cinco jogos, só 15 minutos distribuídos por quarto encontros na Premier League e um na Taça de Inglaterra. Por isso não será acionada a opção.

Os verdes e brancos, no entanto, têm o jogador indicado para encaixe e pedem valor na ordem dos 10 a 15 milhões de euros. O que seria verba considerável e a juntar ao que a administração sportinguista já garantiu com outro jogador emprestado a um clube inglês: Fatawu, extremo ganês que ajudou o Leicester a subir à Premier League e que com isso obrigou os foxes a acionarem compra de 17 milhões de euros — desses, os verdes e brancos arrecadam 9,1 milhões, depois de entregarem 50 por cento da mais-valia (€7,9 milhões) ao Steadfast, clube que em 2022 vendeu o passe do extremo aos verdes e brancos por verba na ordem dos 1,2 milhões.