8 outubro 2024, 07:45
Sporting: já há clubes ingleses a sondar Geovany Quenda
Britânicos já fazem abordagens pelo ala que é visto em Alvalade como uma das próximas grandes vendas. PSG ponderou levá-lo pelo valor da antiga cláusula
'Red devils' têm o ala de 17 anos muito bem referenciado e o interesse é real. Leões veem no jovem uma das próximas grandes vendas do clube e por isso o blindaram com cláusula de 100 milhões de euros
O Machester United tem Geovany Quenda muito bem referenciado e é um dos clubes ingleses que já sondou sobre a possibilidade de contratar o jovem ala do Sporting. O interesse é real mas os red devils terão de ter sempre em conta, naturalmente, que os leões veem no camisola 57 uma das próximas grandes vendas do clube, tanto que o blindaram com cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
8 outubro 2024, 07:45
Britânicos já fazem abordagens pelo ala que é visto em Alvalade como uma das próximas grandes vendas. PSG ponderou levá-lo pelo valor da antiga cláusula
Foi logo no arranque da pré-temporada que Rúben Amorim pegou em Geovany Quenda e o levou para o Algarve, não para o miúdo de 17 anos ter apenas contacto com o plantel principal, numa primeira fase de integração, mas para mostrar se tinha valor para dar salto de gigante e passar a ser parte integrante da equipa A. E o que o estágio de Lagos, que decorreu em julho, mostrou foi um jovem que «saiu melhor do que a encomenda», como veio a confessar o treinador do emblema de Alvalade posteriormente, depois de o promover a… titular, na ala direita, como fizera com Geny Catamo no ano anterior e com tão bons resultados.
Precisamente porque o moçambicano teve de ser deslocado para a esquerda, devido à lesão de Nuno Santos e o adiar da chegada de reforço para a ala canhota (entretanto foi contratado o uruguaio Maxi Araújo), Quenda surpreendeu a titular e leva já 854 minutos jogados, repartidos por 12 jogos, e com um golo marcado — na Supertaça, no 3-4 (após prolongamento) com o FC Porto.
Se havia muitos clubes de olho no extremo, mais passaram a haver com esta afirmação do camisola 57, agora como ala, e ao mais alto nível, não apenas nos jogos em Portugal mas também na Liga dos Campeões. E como A BOLA adiantou no passado dia 8, já há emblemas de Inglaterra a fazer sondagens pela nova joia da coroa leonina.
10
Os jogos de Geovany Quenda a titular neste arranque de temporada do Sporting. O ala de 17 anos tem um total de 12 participações, o que significa que sempre que chamado a jogo, apenas por duas vez não começou de início: com o Estoril (3-0) e com o Casa Pia (2-0)
Um deles o Manchester United, histórico emblema britânico que mantém grandes laços com os verdes e brancos, sobretudo desde 2003, quando Cristiano Ronaldo foi autêntico furacão na noite de 6 de agosto, no jogo de inauguração do novo Alvalade, frente precisamente aos red devils. De lá para cá, mais três leões a fazerem a mesma viagem — Nani, Marcos Rojo e mais recentemente Bruno Fernandes — e a estreitarem mais ainda as relações entre dos dois emblemas.
A 12 de setembro, a administração do Sporting renovou o contrato de Geovany Quenda até 2027 e, precavendo-se porque adivinhava a chegada dos milionários clubes especialmente de Inglaterra, subiu a cláusula de rescisão do ala dos 45 milhões para os 100 milhões de euros, a mais alta do plantel e só igualada pela do supergoleador Viktor Gyokeres. Ou seja, saltou patamares, tendo em conta que em Alvalade há quem tenha cláusulas de 60 e de 80 milhões.
20
Chamado às Seleções Nacionais desde os sub-17, Geovany Quenda é já internacional sub-21 por Portugal — 18 internacionalizações e seis golos nos sub-17, dois jogos pelos sub-21. Também já foi convocado por Roberto Martínez à Seleção A mas acabou por não somar minutos pela equipa principal de Portugal
Os milhões de euros da cláusula de rescisão de Quenda só encontram paralelo no Sporting em outros dois jogadores: o já referido Gyokeres e o médio Bruno Fernandes, que em 2020 saiu precisamente para o Manchester United por €55 milhões, mais possíveis €25 milhões por objetivos que já fazem a transferência chegar aos 65 milhões.
Uma futura transferência de Quenda vai permitir encaixe muito elevado à SAD leonina, que não quer vender já no mercado de janeiro, apontando à janela de verão.