Sporting: Legia vai exercer opção de 2,5 milhões por Vinagre

Clube de Varsóvia decidido a investir no lateral emprestado pelos leões, que o contrataram por 10 milhões de euros. Wolverhampton tem direito a 50 por cento

O Legia vai exercer a opção de compra por Rúben Vinagre, lateral-esquerdo de 25 anos que o Sporting tem cedido ao clube de Varsóvia. Os polacos vão investir 2,5 milhões de euros, é esse o valor da cláusula de opção de compra que ficou estipulada no início do empréstimo, num jogador que renasceu ao serviço do clube da capital da Polónia, treinado pelo português Gonçalo Feio.

Neste arranque de época, Vinagre participou já em 15 jogos, 10 como titular, e fez cinco assistências. Corre para chegar aos melhores números da carreira, que aconteceram em 2019/2020, quando ao serviço do Wolverhampton teve 32 participações e marcou dois golos, ambos em jogos da Liga Europa.

O lateral, recorde-se, foi contratado pelos leões por 10 milhões de euros. Em 2021/2022 chegou a Alvalade por empréstimo do Wolves, que o tinha antes cedido ao Famalicão, mas com cláusula de compra obrigatória exercida no início da temporada seguinte, com os ingleses a reservarem direito a 50 por cento de futura venda.

O Legia nunca pagou tanto por um jogador, mas pelo rendimento desportivo que Vinagre está a apresentar e pelas abordagens que tem tido, sobretudo da Alemanha, mercado sempre muito atento e ativo no futebol polaco, vai investir os referidos 2,5 milhões de euros, exercendo a opção de compra durante a época e com a intenção de colocar o lateral para encaixe financeiro.

Neste verão foi precisamente da Alemanha que Vinagre foi alvo de interesse, do Ausburgo, atual 13.º classificado da Bundesliga, mas numa altura em que o acordo com o Legia já tinha sido alcançado.

Formado no Sporting, Rúben Vinagre passou também, nos escalões de formação, por Barreirense e Belenenses. Em 2015/2016, ainda com idade de juvenil, rumou ao Mónaco e do principado foi para Inglaterra, onde jogou no Wolverhmpton, que o cedeu a Olympiakos e Famalicão antes de regressar ao Sporting. Em Alvalade acabou por não vingar, teve empréstimos a Everton, Hull City e Verona, mas reencontrou agora a boa forma e o excelente desempenho no Legia.