Sporting: italianos voltam a ficar loucos por Gyokeres
Viktor Gyokeres custou 20 milhões de euros e tem contrato até 2028. IMAGO

Sporting: italianos voltam a ficar loucos por Gyokeres

NACIONAL09.07.202400:25

Goleador leonino reentra na ordem do dia em Itália, apontado a Nápoles e com o Milan a ser também novamente indicado como possível interessado no avançado. Administração leonina continua na tranquilidade de cláusula de rescisão de 100 milhões de euros

Enquanto Viktor Gyokeres recupera de operação ao joelho esquerdo, em Itália volta a falara-se, e muito, do goleador do Sporting. Em Nápoles andam loucos para ver o clube contratar um avançado e o nome do sueco de 26 anos é um dos favoritos dos adeptos, que se manifestam a favor da contratação do camisola 9 dos verdes e brancos. E no Milan, depois de Zlatan Ibrahimovic ter abordado a questão do avançado a reforçar o clube, também os tifosi, em força nas redes sociais, começaram a apontar o nome do sueco do Sporting.

Gyokeres foi operado, no Hospital CUF Tejo, em Lisboa, no dia 28 de maio. A recuperação foi estimada em seis semanas, pelo que está prestes a ter indicação para reintegrar os trabalhos do plantel leonino. Mas apesar desta lesão, o nome do jogador não deixa de ser um dos mais referidos no mercado. O Nápoles continua a ser apontado, o Milan volta, depois de em março ter sido noticiado o envolvimento de Ibrahimovic, conselheiro sénior do emblema italiano. Na altura, apontava-se o facto de Zlatan ser um dos ídolos do goleador do Sporting, - até jogaram juntos num jogo da seleção sueca, na qualificação para o Euro-2024: derrota com a Bélgica (0-3), Gyokeres entrou aos 64’, Ibrahimovic aos 73’. A antiga megaestrela sueca pode por isso ter muita influência sobre o compatriota, avisou na altura a Gazzetta dello Sport e agora os adeptos voltam a lembrar isso mesmo.

Os clubes de olho no goleador estão no entanto avisados de que não será fácil levá-lo de Alvalade. Porque o valor do passe do avançado está definido há muito: 100 milhões de euros, a cláusula de rescisão. Os interessados podem sempre experimentar a administração leonina para terem algum tipo de desconto, mas os verdes e brancos não admitem promoções e apontam apenas ao valor da cláusula. Ou seja, não há maneira de levar o goleador de Alvalade por menos dos 100 milhões de euros. A única facilidade equacionada será a de fasear o pagamento com a introdução objetivos, sempre de fácil concretização, que prolonguem o pagamento no tempo - por exemplo 85 milhões no imediato e os restantes 15 milhões mais tarde, uma vez alcançadas as metas contratualmente definidas.

Ou seja, a administração do emblema leonino está mais do que empenhada, está convicta na continuidade de Gyokeres em 2024/2025. E para isso, como A BOLA adiantou em tempo oportuno, até pensa numa proposta de renovação com o avançado, que prevê revisão salarial, não estando para já contemplado - ainda que esse não seja um cenário completamente descartado - um prolongamento do vínculo que, recorde-se, tem duração até junho de 2028.

Gyokeres, recorde-se, foi contratado ao Coventry no verão passado, por 20 milhões de euros, passando a ser a mais cara contratação da história do emblema de Alvalade. Na época de estreia em Alvalade marcou 43 golos em 50 jogos, 29 só no campeonato em que ganhou a Bola de Prata de melhor marcador da prova.