Sporting: «Gyokeres e Pedro Gonçalves podem decidir», diz Vasco Faísca
Antigo defesa-central, que passou pelo Sporting na formação, é o jogador português com mais épocas a jogar em Itália: 13 e meia no total. Em conversa com A BOLA traça perfil da Atalanta, as semelhanças de Amorim com Gasperini, o perigo Scamacca e de Alvalade surgem os suspeitos do… costume.
— Que cuidados terá de ter o Sporting e Rúben Amorim nesta partida com a Atalanta? Quais são as principais características desta equipa?
— Na fase defensiva, a Atalanta joga com uma linha composta por três centrais e dois alas tal e qual o Sporting. E distingue-se fundamentalmente pela forma como pressiona os adversários. Com gatilhos de pressão muito bem trabalhados de jogo para jogo, partindo de um posicionamento inicial de 5x2x1x2/5x4x1, estruturas defensivas habituais, esta equipa pressiona quase homem a homem, tendência/evolução tática trazida por Gasperini na sua Atalanta dos últimos anos e já replicada por outros treinadores na Europa do futebol. No momento ofensivo caracteriza-se por ataques posicionais pacientes, e muitas circulações táticas (trocas posicionais), que trazem incerteza para quem defende. É uma equipa com boa qualidade técnica na sua generalidade e vários jogadores de boa estatura, o que os torna também fortes nos esquemas táticos (bolas paradas) defensivos e ofensivos. Em suma, uma excelente equipa, que se encontra num ótimo 6.º lugar da Serie A, e em primeiro com o Sporting neste grupo da Liga Europa. São seguramente os dois grandes favoritos a passar à fase seguinte.
— O que o Sporting pode explorar, quais são os pontos mais frágeis desta equipa?
— Exatamente o que os torna uma equipa diferenciada no momento defensivo, é também muitas vezes o seu calcanhar de Aquiles. A forma pressionante e arrojada como a Atalanta defende, destapa muitos espaços longe do centro de jogo (zona da bola) que o Sporting poderá e tentará seguramente aproveitar.
— Gasperini é um dos técnicos mais conceituados em Itália neste momento. Tem uma visão muito diferente do Rúben?
— Em primeiro lugar têm em comum o facto de serem dois grandes treinadores. Gasperini é um treinador consideravelmente mais experiente que Rúben Amorim e que apesar de hoje gozar desse estatuto levou muitos mais anos que Rúben a chegar ao estrelato no mundo dos treinadores. No ponto de vista das suas crenças futebolísticas, ambos procuram jogar um futebol dominador através do controlo da posse de bola e da reconquista imediata da mesma após a perda, os dois utilizam também a arma da pressão alta com regularidade, consoante a estratégia adotada de jogo para jogo. A forma como fazem estes três grandes comportamentos é que difere bastante. Receitas diferentes, mas com o mesmo sabor…
— Que jogadores do Sporting, olhando para este adversário, podem ser decisivos diante destes italianos?
— É sempre difícil afirmar quem serão os jogadores decisivos em qualquer jogo de futebol, as variáveis são muitas, é impossível controlá-las todas, a aleatoriedade do jogo é um facto. Mas há alguns jogadores em que as probabilidades são mais altas. A minha aposta recai para os suspeitos do costume, Pote e Viktor Gyokeres.
— Para terminar. A Atalanta, que é uma equipa que cresceu muito nestes últimos anos, está ao alcance do Sporting? É favorita?
— La Dea (A Deusa), como é conhecida a Atalanta, tem crescido muito nos últimos anos, crescimento esse que coincide claramente com a chegada de Gasperini ao clube. Ele é sem dúvida o grande obreiro deste exponencial crescimento. Penso que são duas excelentes equipas, acredito que vai ser um jogo equilibrado e que estamos perante duas equipas que poderão estar na fase final desta competição. Não há favoritos, boa sorte ao Sporting e às restantes equipas portuguesas!
— Quem destacaria na Atalanta?
— Gianluca Scamacca, ponta de lança internacional italiano. Tem estado lesionado, mas dizem que talvez possa regressar. A ver vamos… Pode tornar a equipa mais forte se ele estiver bem, coisa que duvido visto ele vir de uma lesão. Mas ele foi a grande contratação da Atalanta para esta época!