Sporting: Gyokeres demolidor (também) em 2025

NACIONAL09:30

Avançado marcou em todos os jogos deste ano. Mercado na reta final e Barcelona, Arsenal, Man. United, Man. City e Chelsea voltaram a tirar notas

LEIPZIG - A Liga dos Campeões era o palco que faltava. Para os que ainda desconfiavam, claro. Gyokeres sagrou-se o goleador mundial em 2024, com impressionantes 62 golos marcados em 63 jogos, mas os sinais deixados no arranque de 2025 prometem ainda mais.

O avançado sueco, mesmo em modo poupança, marcou em todos os jogos do leão no presente ano civil: V. Guimarães (3), FC Porto, Benfica, Rio Ave e RB Leipzig. Em três competições diferentes, nomeadamente Liga, Taça da Liga e Champions, mesmo com o estatuto de suplente — marcou em Vila do Conde e Leipzig a sair do banco —, com a curiosidade de quase todos os festejos surgirem na sequência de remates com o pé direito (a exceção foi o que marcou anteontem, na Alemanha, com o pé esquerdo, que a UEFA nomeou para ser o golo do dia, a concorrer com Vinícius Jr., que marcou na goleada do Real Madrid ao Salzburgo, por 5-1).

O golo ao conjunto germânico, o sexto na prova maior de clubes — em sete jogos oficiais igualou Liedson, que era o goleador máximo dos leões na prova —, despertou ainda mais as atenções de muitos adeptos germânicos que tinham a curiosidade de ver in loco um dos avançados do momento, que, curiosamente, já tinha passado pelo futebol alemão, com 22 anos de idade, em 2019/2020, no St. Pauli (na altura cedido pelo Brighton), sem grande notoriedade (terminou essa passagem com 7 golos em 28 jogos).

Nesse sentido, ao que A BOLA apurou, em Leipzig estiveram scouts de Barcelona, Arsenal, Man. United, Man. City e Chelsea com os olhos postos em dois jogadores: Sesko e… Gyokeres.

Dois números 9 de referência, avançados da moda do futebol europeu, os quais centraram os olhares de muitos gigantes. O primeiro, jovem esloveno de 21 anos, soma quatro golos na Champions; o sueco leva 34 golos em 32 jogos na presente temporada. Números impressionantes para o avançado dos leões, que nos 38 jogos em que participou em 2024/2025 (incluindo seis partidas pela seleção) só terminou em branco, sem mostrar o seu habitual festejo, em… 11 ocasiões.

TITULARIDADE COM O NACIONAL

Depois de dois jogos (Rio Ave e RB Leipzig) em que somou apenas 45 minutos, por estar com índices físicos no limite, Gyokeres deverá voltar a assumir o ataque do leão na receção ao Nacional, no próximo sábado.

Com o foco apontado no regresso ao campeonato, Rui Borges deverá promover mudanças não só no ataque como na defesa (com a lesão de St. Juste, Gonçalo Inácio tem porta aberta para recuperar estatuto no eixo defensivo), enquanto Morita (voltou a somar minutos em solo alemão) está mais preparado para elevar o ritmo físico e também espreita um regresso ao miolo para o lugar de Debast.

Leão continua a acreditar que segurará o avançado e não tem alternativas no mercado

Com o mercado a entrar num período de decisões, na sua reta final, os leões continuam a acreditar que vão conseguir manter o sueco pelo menos até final da temporada. O Sporting, tal como A BOLA já havia adiantado, só admite abrir mão do atacante nesta janela de mercado a troco da cláusula de rescisão (€100 milhões), tendo dado a garantia ao jogador de poder existir uma maior flexibilidade negocial no fim da temporada, uma vez que não é intenção do clube hipotecar uma transferência em que o jogador possa dar o salto para um patamar (e uma Liga) mais competitivo do que o português.

Certo é que, para já, a poucos dias do término desta janela, apesar das constantes observações e abordagens, a Alvalade não chegou nenhuma ameaça real de um clube que possa chegar à fasquia dos três dígitos para levar o atacante. O Sporting, de resto, para já, não tem qualquer plano alternativo para colmatar uma possível vaga que possa surpreender nos derradeiros dias de mercado. No final da temporada, porém, a história deverá ser bem diferente…