Sporting: Franco Israel aprovado por Rúben Amorim
Treinador satisfeito com a resposta do jovem guarda-redes neste ciclo (inédito...) de quatro jogos. Segurança entre os postes e jogo de pés são qualidades que saltam à vista. Tem lugar seguro no plantel da próxima época
Resposta positiva. As exibições de Franco Israel, após um ciclo (inédito...) de quatro jogos consecutivos — Benfica, Farense, Atalanta e Arouca — impressionaram Rúben Amorim. E confirmaram garantias de qualidade que, de resto, haviam sido detetadas na época 2022/2023 quando os leões foram contratar o desconhecido guardião uruguaio, na altura com 22 anos, aos italianos da Juventus.
As notas foram francamente positivas e, apesar de não ser altura para balanços, Franco Israel tem aproveitado a ausência de Adán da melhor forma. E continua a impressionar os responsáveis leoninos, não só pela serenidade e confiança demonstrada durante este ciclo, mas, sobretudo, pelas qualidades técnicas evidenciadas entre os postes. Com algumas defesas de nível elevadissímo durante este período, nomeadamente na partida com a Atalanta — cabeceamento de Scamacca e enorme estirada do guardião — e com o Arouca — no remate cruzado de Sylla que o uruguaio desviou com a ponta dos dedos para canto. Dois exemplos de grandes momentos em que Franco Israel não... tremeu.
De resto, a segurança e a agilidade evidenciada entre os postes, além do jogo de pés, uma das áreas que mais tem crescido desde que chegou a Alvalade, são as qualidades que mais se destacaram nesta janela de oportunidade na baliza dos leões.
Um desempenho positivo que também cativou os adeptos, pois o internacional uruguaio foi esta segunda-feira, eleito pelos adeptos leoninos, como o homem do jogo na partida com o Arouca.
Mais concorrência em 2024/2025
Com 13 jogos somados esta temporada (registo máximo no Sporting após as oito partidas na última época), Franco Israel, de resto, já garantiu uma vaga em 2024/2025. Apesar dos leões se encontrarem no mercado em busca de uma alternativa para a baliza, tal como A BOLA havia adiantado, Israel, com contrato até 2027, faz parte dos planos e será um dos nomes que irá lutar pela titularidade na próxima temporada. Até lá, por sua vez, continuará a... somar pontos, pois manterá o estatuto de titular nesta fase em que se aproximam momentos de decisões da temporada para o Sporting.
Adán ainda sem regresso à vista
Adán continua afastado dos trabalhos em Alcochete e, para já, sem um regresso à vista. O experiente guarda-redes espanhol, de 36 anos, que, recorde-se, lesionou-se em vésperas da receção ao Benfica, para a Taça de Portugal, continua a fazer trabalho de recuperação a uma lesão muscular na coxa esquerda e continua riscado, pelo menos, até à pausa no campeonato para os compromissos das seleções nacionais.
E se Franco Israel tem lugar confirmado no plantel da próxima temporada, o mesmo não acontece com o espanhol que, recorde-se, foi obrigado a parar quando se encontrava a duas partidas de completar os 30 jogos e que acionariam a cláusula de renovação automática com o Sporting.