Sporting: empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros
Subscrição de novas obrigações e troca de títulos antigos por novos que rendem 5,75 por cento. Operação arranca na segunda-feira
Taxa de juro bruta de 5,75 por cento: com esta percentagem acena o Sporting para o empréstimo obrigacionista que acaba de lançar, no valor de 30 milhões de euros. Os títulos vencem em 2027.
Com esta operação, esta quinta-feira anunciada através da Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), os verdes e brancos pretendem a obtenção de fundos no mercado de capitais com vista a diversificar as fontes de financiamento da atividade da SAD, bem como refinanciar o empréstimo obrigacionista de 2021, de 40 milhões de euros, e que vence em novembro.
Na segunda-feira arranca esta nova operação financeira e vai decorrer nas próximas duas semanas – a administração sportinguista pode no entanto aumentar o valor das ofertas até ao próximo dia 20, dois dias antes de terminar o período de subscrição e troca. Após custos associados, os leões irão obter receita de €28,64 milhões, em termos líquidos.
A SAD leonina avança com duas ofertas em simultâneo: oferta de subscrição em dinheiro num montante até 30 milhões de euros; oferta (também até 30 milhões de euros) que consiste na troca de obrigações do anterior empréstimo (vence em 2024 pagando juro de 5,25 por cento por estes novos títulos de dívida – cada antiga obrigação corresponderá nova obrigação neste empréstimo à qual se acrescerá prémio em numerário no valor de 7,802 cêntimos).
O banco Haitong coordena a operação, porém os investidores podem subscrever as obrigações também no ActivoBank, Banco Carregosa, Banco Finantia, Banco Invest, Montepio, CaixaBI, Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, EuroBic e BCP.