Arranca esta terça-feira a final-four da Taça da Liga e logo com um jogo de cartaz a partir das 19h45
Leiria é, por estes dias, a capital do futebol português. A capital que recebe, como já tem sido hábito, a final-four da Taça da Liga com pontapé de saída esta terça-feira.
Sporting e SC Braga disputam uma das meias-finais, naquele que é provavelmente o jogo de cartaz em termos teóricos até ao momento, não menosprezando o Benfica-Estoril.
Dois ataques demolidores que vêm na defesa o seu 'calcanhar de aquiles'. Trata-se ainda de uma competição atravessada para ambos os emblemas e treinadores. O Sporting quer a reconquista, depois de 2021/22, e o SC Braga quer o que teve precisamente com Rúben Amorim - a Taça da Liga na mão, tal como em 2019/20.
Sporting e SC Braga defrontam-se a partir das 19h45 no Estádio Municipal de Leiria com arbitragem de Nuno Almeida, auxiliado por André Campos e Pedro Felisberto. O quarto árbitro será Hélder Malheiro e no VAR estarão Tiago Martins e Hugo Ribeiro.
A história entre Gverreiros e Leões
As estatísticas não são pequenas, se olharmos para os 159 jogos do histórico de confronto, mas vamos focar-nos na Taça da Liga.
Cinco duelos na competição com três vitórias do Sporting, um empate e uma vitória dos minhotos. A vantagem é claramente leonina. No ano passado, foi a equipa de Rúben Amorim que levou a melhor, nos quartos-de-final, com goleada por 5-0.
O último confronto foi já esta temporada, para o campeonato, com empate 1-1 na Pedreira.
SC Braga
Os Minhotos passam por uma fase conturbada da temporada e só regressaram às vitórias na última jornada, frente ao Famalicão - um triunfo sofrido, por 2-1.
Artur Jorge espera poder contar com a equipa na máxima força e fica a expectativa sobre nomes como Al Musrati, Bruma e Álvaro Djaló.
Os Guerreiros marcam muitos golos, mas também sofrem - tal como o Sporting. No que respeita à Taça da Liga, o sentimento é semelhante. Este SC Braga também quer reconquistar o título, depois de 2019/20.
Equipa provável: Hornicek; Victor Gómez, Fonte, Paulo Oliveira, Borja; Vítor Carvalho, Moutinho, Zalazar; Djaló, Abel Ruiz e Ricardo Horta
Sistema tático: 4x2x3x1
Lesionados: -
Castigados: -
Treinador: Artur Jorge
Que possamos fazer um bom jogo e que possamos disputá-lo, sendo que vão estar frente-a-frente duas equipas ambiciosas e de futebol positivo. Queremos estar nas decisões, a decisão é no sábado e é aí que queremos estar.
Artur Jorge, treinador do SC Braga, fez a antevisão à partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira, às 19.45 horas, em Leiria
Figura: Álvaro Djaló
O jovem espanhol de 24 anos é uma séria ameaça à baliza de Franco Israel. A irreverência que mostra na linha ofensiva e o poder de decisão na vitória em Famalicão são bons indícios.
Sporting
Um Sporting altamente motivado mas pressionado porque há uma clara responsabilidade de conquistar títulos. Rúben Amorim confirmou-o em conferência de imprensa, até porque a Taça da Liga está atravessada depois da derrota na temporada passada frente ao FC Porto.
Importante é também não sofrer golos frente ao segundo ataque mais concretizador do campeonato. Os leões voltaram a mostrar alguma inconsistência defensiva em Vizela e querem manter a baliza a zeros.
Quanto às opções, já se sabe que Franco Israel e Trincão serão titulares. Pedro Gonçalves está em dúvida até ao pontapé de saída e St. Juste pode somar alguns minutos.
Equipa provável: Franco Israel, Goncalo Inácio, Coates e Matheus Reis; Esgaio, Pedro Gonçalves, Hjulmand e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Paulinho
Sistema tático: 3x4x3
Lesionados: Iván Fresneda
Castigados: -
[Diomande, Catamo e Morita] não estão disponíveis pelos compromissos das seleções na CAN e na Taça Asiática]
Treinador: Rúben Amorim
É um jogo muito difícil e as duas equipas querem chegar à final para ganharem um título. Para nós é obrigatório vencer títulos este ano e queremos começar já.
Leões arrancam a final-four da Taça da Liga esta terça-feira em Leiria
Figura: Trincão
O extremo português passa pela melhor fase da temporada e, provavelmente, por uma das melhores desde que chegou ao Sporting. É neste momento o jogador decisivo, a par do inevitável Gyokeres, com quem tem feito trio no ataque juntamente com Paulinho. Dois golos e uma assistência nos últimos dois jogos são a carta de reencontro com o clube que o lançou para o futebol.