Sporting é o campeão de 2024, com mais 11 pontos que o Benfica

NACIONAL03.01.202509:30

Leão dominou o ano civil, apesar da queda após a saída de Amorim. Tem também o melhor ataque e a melhor defesa

Depois do título obtido em maio e do fantástico arranque desta época em que somou triunfos nas 11 jornadas iniciais antes da partida de Ruben Amorim para Manchester, o Sporting foi a equipa que mais pontos fez no ano civil que se encerrou, vencendo o Campeonato de 2024 com folgada vantagem.

Os leões repetem assim o conseguido em 2021, sucedendo a dois anos de ouro para o FC Porto, que, hegemónico, nos últimos 23 apenas por cinco vezes não triunfou: 2014 (Jorge Jesus), 2016 (Rui Vitória), 2019 (Bruno Lage), 2021 e 2024 (Ruben Amorim, com exceção das últimas cinco rondas deste ano).

Contabilizando os jogos efetuados na Liga entre janeiro e dezembro — num total de 35 jornadas (19 da época passada e 16 da atual) —, a equipa de Alvalade somou 93 pontos com 30 vitórias, três empates e duas derrotas, ambas esta época e já com João Pereira no banco: em casa com o Santa Clara e em Moreira de Cónegos. As igualdades aconteceram como visitante diante de Rio Ave e FC Porto (2023/24) e Gil Vicente (2024/25).

Pese as alterações de comando técnico no final do ano, o Sporting dominou a seu bel-prazer, tendo o melhor ataque (108 golos, numa média superior a três por jogo, e só ficou em branco em duas ocasiões!) e também a melhor defesa, conseguindo uma série de 14 jornadas sucessivas a ganhar (três vindas da época anterior e as 11 iniciais de 2024/25). E só não liderou a Liga em duas das 35 jornadas do ano: na 1.ª e na 15.ª da temporada atual!

O Benfica foi 2.º num ano no qual as águias não cederam pontos no seu reduto mas somaram cinco desaires fora da Luz: nas deslocações realizadas nas duas temporadas a Alvalade e Famalicão (!) e ainda no Dragão, esta referente à época passada. E somou ainda quatro empates, diante de V. Guimarães, Rio Ave, Moreirense e Aves SAD.

O FC Porto ficou no 3.º lugar neste ano civil, tendo consentido também cinco derrotas em 2024: Arouca, Estoril, Sporting e Benfica, fora de casa, e V. Guimarães no Dragão.

Classificação da Liga no ano civil de 2024 (só equipas que fizeram os 35 jogos)

Repetindo os últimos três anos, o SC Braga voltou a ser 4.º, mas desta feita com pontuação significativamente mais baixa, bem distante dos três grandes e com o rival minhoto V. Guimarães (5.º) muito próximo.

Referência curiosa ao Rio Ave que, para lá de ser o rei dos empates — somou 17, metade dos jogos que realizou em 2024 —, foi, para lá do Benfica, a outra equipa que não perdeu qualquer jogo para o campeonato em casa ao longo do ano.

De assinalar ainda o Famalicão, que dos seis jogos realizados frente aos três grandes venceu o Benfica duas vezes, empatou duas com os dragões e só perdeu diante dos leões nos dois confrontos.