Sporting: como Afonso Moreira se fortaleceu num ano
Afonso Moreira voltou a merecer confiança de Amorim pata integrar estágio de pré-época (Sporting CP)

Sporting: como Afonso Moreira se fortaleceu num ano

NACIONAL16.07.202401:00

Extremo repete presença no estágio de pré-época em Lagos, mas diferenças (físicas...) saltam à vista. Grave lesão em março foi superada com sucesso

Nascido a 19 de março de 2005,  há muito que Afonso Moreira é considerado uma das maiores pérolas da formação do Sporting. Chegou à Academia em 2017, com 12 anos, proveniente do Cracks Lamego e depressa começou a impor-se nos escalões por onde passou e a sua ascensão aconteceu sem surpresa.

Falamos de um extremo forte com os dois pés, capaz de jogar em ambas as alas, que se destaca pela velocidade e técnica no 1x1.  Em 2022/2023, Afonso Moreira brilhou na Liga 3, na Youth League e a cereja no topo do bolo foi a convocatória por parte de Rúben Amorim para o jogo com o Santa Clara, em Alvalade, na 26.ª jornada da Liga, em que os leões venceram (3-0) e o treinador referiu-se a ele: «Nós, como Sporting, contamos muito com o Afonso Moreira. Tem umas características muito boas. Aquilo que o Nuno Santos faz, ele pode vir a fazer, não só pela capacidade física que tem, a velocidade que tem. Tem de começar a sentir o que é a equipa principal.»

Afonso Moreira no estágio em julho do ano passado (Sporting CP)

E assim foi. Amorim voltou a chamar o esquerdino por diversas vezes ao trabalho da equipa principal e, na época passada, também integrou o estágio de pré-época em Lagos. Para  ganhar ritmo e bagagem competitiva num outro contexto, o jovem foi cedido, no mercado de inverno, depois de ter renovado com o Sporting até 2028 (está blindado com cláusula de rescisão no valor de €60 milhões de euros) ao Gil Vicente, onde teve oportunidade de jogar na Liga, mas acabou apenas por contabilizar cinco jogos, uma vez que terminou a época no início de março, devido a grave lesão: entorse da tibiotársica do pé direito.

Afonso Moreira há dois dias no estágio em Lagos (Sporting CP)

SEMPRE A GANHAR MÚSCULO

Mas, já diz o ditado popular que há males que vêm por bem. Afonso Moreira despediu-se do emblema de Barcelos e rumou à Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, onde trabalhou intensamente na sua recuperação de modo a estar em forma no arranque desta época. E que forma! O fortalecimento muscular do jogador é bem evidente, basta ver as fotografias acima, dando-lhe maior robustez e presença no campo.

Afonso Moreira a trabalhar no duro no ginásio (Instagram/Afonso Moreira)

O miúdo franzino transformou-se, em poucos meses, num miúdo corpulento no meio dos graúdos a tentar assimilar ao máximo dos ensinamentos por estar integrado, novamente no estágio de pré-época com a equipa principal do Sporting, a dar tudo para tentar dar argumentos a Rúben Amorim para que o treinador lhe volte a dar mais oportunidades.