Sporting: 'cantera' tem dado bons frutos e domina estágio
Rafael Nel e Samuel Justo, sorridentes, com o veterano Esgaio, o mais velho do plantel (31 anos), Pedro Gonçalves e Trincão (Sporting CP)

Sporting: 'cantera' tem dado bons frutos e domina estágio

NACIONAL17.07.202407:30

Dos 29 jogadores que estão em Lagos (falta chegar Gonçalo Inácio, Hjulmand e Debast) 18 são formados no Sporting; ADN leonino bem vincado numa fase de preparação em que tentam convencer Amorim

A um clube formador não basta ter fornadas de jogadores, há que dar seguimento ao propósito que se pretende: alimentar a equipa principal, sabendo-se, de antemão, que nem sempre isso acontece, por variadíssimas razões, que podem ficar para uma próxima prosa.

Pois bem, passadas mais de duas décadas desde a inauguração da Academia de Alcochete — que em 2020 passou a chamar-se Cristiano Ronaldo, figura maior made in Sporting, que antes da Academia  existir já dava cartas nas camadas jovens dos leões e é, inequivocamente, o baluarte da formação leonina —, foquemo-nos no plano delineado por Rúben Amorim.

Atualmente, o treinador tem à sua disposição 29 jogadores a trabalhar em Lagos, onde os verdes e brancos cumprem estágio de pré-época pelo quinto ano consecutivo. Até aqui tudo normal, faltando ainda juntarem-se quatro internacionais, nomeadamente, Hjulmand, Franco Israel, o reforço Debast e Gonçalo Inácio que, realce-se, vai aumentar o número de jogadores a trabalhar em solo algarvio que são formados no Sporting: e já são 18! Isto significa que dois terços do plantel joga de leão ao peito desde tenra idade.    

Jogadores formados no clube que estão em estágio

Nome

Posição

Idade

Diego Callai     

Guarda-redes

19

Diogo Pinto

Guarda-redes

20

Francisco Silva

Guarda-redes

18

Eduardo Quaresma

Defesa-central

22

João Muniz

Defesa-central

19

Miguel Alves

Defesa-central

18

Geny Catamo

Defesa-direito

23

Ricardo Esgaio

Defesa-direito

31

Diogo Travassos

Defesa-direito

20

Daniel Bragança

Médio

25

Mateus Fernandes

Médio

20

Dário Essugo

Médio

19

Samuel Justo

Médio

20

Mauro Couto

Extremo esquerdo

18

Geovany Quenda

Extremo esquerdo

17

Rafael Nel

Avançado

19

Afonso Moreira

Avançado

19

Samuel Justo

Avançado

19

Da baliza, passando pela defesa, seguindo-se o meio-campo e acabando no ataque, Rúben Amorim tem à disposição jogadores para todos os setores, sendo de realçar que 10 desses 18 jogadores têm menos de 20 anos.

Mas é aqui importante salientar que três deles pegaram de estaca na equipa principal, mal tiveram oportunidade para isso: Daniel Bragança, que até já envergou a braçadeira de capitão, Eduardo Quaresma, que na última época foi utilizado com mais regularidade e Geny Catamo, que após ter surpreendido no estágio do ano passado acabou por conquistar vaga no plantel e, diga-se, foi um dos destaques da equipa. Há ainda Mateus Fernandes que, após época de cedência ao Estoril, em que superou todas as expectativas, tem a mão de Amorim estendida para integrar plantel de 2024/2025; Essugo e Travassos têm teste de fogo para dar garantia de serem mais-valias; Callai e Diogo Pinto que lutam para ficar com Kovacevic e Franco Israel, e ainda o caçula Quenda, rotulado de diamante a ser lapidado à imagem de Amorim, que nunca olhou a idades para apostar em quem acredita.