Sporting cada vez mais empenhado em segurar Gonçalo Inácio
Gonçalo Inácio é peça basilar da defesa leonina (Sporting CP)

Sporting cada vez mais empenhado em segurar Gonçalo Inácio

NACIONAL09.07.202423:55

Ingleses mantêm central leonino na mira mas SAD quer mantê-lo. Defesa também quer ficar

Um dos mais cobiçados leões nesta janela do mercado de transferências é Gonçalo Inácio mas a administração do Sporting está agora decidida em manter o central. Muito cobiçado em Inglaterra, com o Manchester United bem colocado, os leões têm no internacional português uma das maiores possibilidades de fazer elevado encaixe mas, feitas as contas, em ano de Liga dos Campeões, agora ainda mais milionária, há desafogo para manter o jogador, promovendo outras vendas mesmo que menos endinheiradas. O defesa também não tem pressa em sair, até porque a Champions é desafio que quer voltar a viver de leão ao peito.

Gonçalo Inácio, que renovou contrato com os leões em agosto de 2023 – está agora ligado aos verdes e brancos até junho de 2027 –, há muito que é seguido sobretudo em Inglaterra, onde também foi apontado ao Liverpool, cenário que poderia ganhar mais força se Rúben Amorim tivesse sido o escolhido para substituir Jurgen Klopp no comando técnico dos reds e não o neerlandês Arne Slot, ex- Feyenoord. Também o Newcastle chegou a ser apontado como possível porto de abrigo para o central do Sporting, mas essa possibilidade foi perdendo força. Já o Manchester United tem o leão debaixo de olho. Ainda que tenha Leny Yoro como alvo – imprensa inglesa avançou que já haveria acordo com o Lille, por 50 milhões de euros, embora o central de 18 anos prefira o Real Madrid, o que estará a travar o negócio –, precisa de mais defesas e por isso Inácio continua sob ameaça.

Para salvaguardar sobressaltos, a administração leonina está empenhada em manter o jogador, ainda mais agora que perdeu Sebastián Coates, o patrão da defesa. Inácio entrou assim no lote de capitães – com Hjulmand e Daniel Bragança – e também ele já manifestou que a saída não é algo que o seduza agora. Por isso os 60 milhões de euros inscritos na cláusula de rescisão do internacional português são nesta altura, ainda mais, exigência absoluta para qualquer pretendente.

Pronto para abdicar de alguns dias de férias

Gonçalo Inácio foi dos jogadores do Sporting no Campeonato da Europa o último a sair e por isso tem autorização para ser o último a chegar. Mais tarde apenas o uruguaio Franco Israel, que está na Copa América. Se o dinamarquês Hjulmand e o belga Zeno Debast saíram da Alemanha nos oitavos, o internacional português esteve até aos quartos, até à derrota com a França no desempate por penáltis. Por isso, tanto Hjulmand como Debast são esperados para o início do estágio de pré-época no Algarve, Inácio foi dispensado. Porém, não será de estranhar que o central abdique de alguns dias de férias para se juntar ao grupo em Lados, onde estará de sábado até ao próximo dia 24 – no Sul do país os leões têm já agendados, com os belgas do St. Gilloise, a 17 de julho, e com os espanhóis do Sevilha, a 23 de julho, mesmo dia em que defrontam o Farense, pela manhã à porta fechada.