Sporting-Benfica: estranho será não haver golos
Sporting e Benfica reencontram-se neste sábado, agora na final da Taça da Liga. Foto: Miguel Nunes

Sporting-Benfica: estranho será não haver golos

O que resta de antes e o que deve acontecer na terceira final entre Benfica e Sporting. Leiria vai desempatar o mano a mano em jogos decisivos na prova

A história continua. A do Benfica-Sporting, pois claro, neste dérbi que se tornou eterno desde o primeiro momento em que se jogou. São mais de 300 partidas entre águias e leões, que se foram aproximando na cidade ao longo da História e que neste sábado se defrontam em Leiria, para a terceira final da Taça da Liga disputada entre ambos.

O Benfica é o clube com mais troféus desde que a prova foi criada em 2007/08, com sete títulos. O Sporting tem quatro. São os dois clubes que mais vezes disputaram o jogo decisivo. Para os encarnados esta será a nona final, para os leões a oitava.

Angel Di Maria com o troféu da Taça da Liga 2008/09 (Carlos Vidigal Jr. A BOLA)
Angel Di Maria com o troféu da Taça da Liga 2008/09 (Carlos Vidigal Jr. A BOLA)Angel Di Maria com o troféu da Taça da Liga 2008/09 (Carlos Vidigal Jr. A BOLA)

Do primeiro duelo entre ambos resta pouco…e tudo. De 2008/09, quando o Benfica bateu o rival nos penáltis e ganhou o troféu, só um nome está: Angel Di María. Mas subsiste na memória coletiva do dérbi a controvérsia de uma decisão de arbitragem e o arremesso da medalha por Pedro Silva, jogador do Sporting, nesse dia.

A segunda final entre ambos, provavelmente, não lhe vem à memória à primeira. E foi em 2022. Venceu o Sporting por 2-1, depois de Everton Cebolinha ter marcado o 1-0 para os da Luz e Gonçalo Inácio e Sarabia terem virado para a equipa de Ruben Amorim: o treinador leonino da altura tinha vencido em 08/09 pelo Benfica, como jogador.

Todas as finais da Taça da Liga
Todas as finais da Taça da LigaTodas as finais da Taça da Liga

Mais curioso é perceber o que sucedeu em três anos, sobretudo ao plantel do Benfica, então orientado por Nélson Veríssimo. Dessa final, o Sporting conta ainda com Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Matheus Reis, Pedro Gonçalves (titulares em Leiria em 2022), Daniel Bragança, Nuno Santos e Geny Catamo. No Benfica resta…ninguém. Ou melhor, há Soualiho Meité, que tem contrato com os encarnados, mas não faz parte de nenhum plantel.

Jogadores do Sporting celebram conquista da Taça da Liga 2021/22 (Rui Raimundo/A BOLA)
Jogadores do Sporting celebram conquista da Taça da Liga 2021/22 (Rui Raimundo/A BOLA)Jogadores do Sporting celebram conquista da Taça da Liga 2021/22 (Rui Raimundo/A BOLA)

Este sábado, em Leiria, Benfica e Sporting vão desempatar o mano a mano nas finais. Ainda haverá diferença de títulos seja qual for o vencedor. O que se espera, como se espera sempre que os dois se defrontam, é que um novo episódio do dérbi seja memorável. Até porque se pode dizer que os golos estão quase garantidos, não só porque nulos entre ambos são poucos em toda a história e porque o último data de maio de 2018. Desde então disputaram-se 19 jogos sem qualquer 0-0. E, já agora, em campo neutro, nunca na História do dérbi houve um jogo sem golos em 90 minutos.