Sporting: alerta amarelo com meia dúzia em risco
Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Edwards, Esgaio, Diomande e Neto podem falhar jogo com Arouca; neste ciclo qualquer baixa é dor de cabeça; plantel soma 57 cartões amarelos após 23 jogos
Com o avançar da competição o Sporting vai enfrentando diversos obstáculos. Lesões, um plantel curto, carga intensa de treinos e jogos, pelo facto de a equipa verde e branca estar envolvida em várias frentes, nomeadamente, na luta pelo título nacional, nos oitavos de final da Liga Europa e nas meias-finais da Taça de Portugal, e ainda também possíveis castigos. Nesse capítulo, os leões entram hoje em campo, frente ao Farense, com meia dúzia de jogadores à bica.
Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Edwards, Ricardo Esgaio, Diomande e Luís Neto já somam quatro cartões amarelos na prova interna e, se forem admoestados diante dos leões de Faro, automaticamente sabem que falharão o próximo compromisso da Liga, mais concretamente a visita a Arouca. No caso dos três primeiros estamos a falar de jogadores que estão no lote de mais utilizados por Rúben Amorim e, numa altura em que os leões atravessam ciclo sufocante qualquer baixa pode ser uma grande dor de cabeça para a equipa técnica.
Estatisticamente o Sporting não é equipa muito faltosa e, por consequência, os cartões não abundam para os lados de Alvalade.
262 faltas cometidas
De acordo com os dados apresentados pela Liga, ao cabo de 23 jornadas, o Sporting cometeu 262 faltas, sendo que foram exibidos 57 cartões amarelos a 18 jogadores dos leões, com Diomande e Gonçalo Inácio a já terem visto duplo amarelo. O costa-marfinense foi admoestado na 8.ª jornada, com o Arouca (2-1) e o central na 11.ª ronda, na receção ao Benfica (2-1).
Ainda no capítulo disciplinar, diga-se que nenhum jogador leonino foi expulso com vermelho direto na Liga — Gyokeres viu um cartão vermelho direto no jogo com os polacos do Raków (1-1), na fase de grupos da Liga Europa — e no lote sem cartões encontramos Franco Israel, St. Juste, Fresneda, Pontelo, Koindredi e Nel, nomeadamente jogadores com menos minutos de utilização.