Sporting: 10 milhões já não chegam para St. Juste
Defesa-central neerlandês tinha valor definido no mercado de inverno mas está a consolidar estatuto em Alvalade; PSV continua de olho, porém agora o valor está acima do pedido em janeiro; apostado em ganhar a titularidade
Já não chega: 10 milhões de euros já são pouco para levar Jeremiah St. Juste do Sporting. O PSV continua de olho no central de 27 anos mas se na janela de transferências de inverno, aberta em janeiro, não chegou ao valor pedido pela administração sportinguista, mais difícil será agora conseguir resgatar o defesa, porque os leões vão subir a fasquia. O neerlandês, esse, está empenhado em ganhar estatuto de titular de leão ao peito, de tal forma que trabalha como nunca na Academia Cristiano Ronaldo. E o que ressalta de Alcochete muito agrada à administração de Frederico Varandas.
Foi no verão de 2022 que Rúben Amorim e a SAD leonina apostaram em grande em St. Juste, experiente central neerlandês que estava no Mainz, na Alemanha, e que rumou a Alvalade por 10 milhões de euros. A qualidade do defesa nunca esteve em dúvida, o que o tramou a ele e aos leões foram as sucessivas lesões que o impediram de dar maior contributo — ao todo foram seteproblemas físicos que o afastaram do grupo, na primeira época ainda participou em 32 jogos, na segunda apenas em 20, marcou um golo em cada uma.
E mais do que o atrapalharem durante as épocas, as lesões surgiram também nas pré-temporadas, período fundamental para os jogadores alicerçarem os índices físicos para o decorrer do ano desportivo. Desta vez, para já, tudo está a correr sobre rodas e St. Juste está pela primeira vez, desde que chegou ao Sporting, a trabalhar junto dos companheiros e sem qualquer tipo de limitação no arranque dos trabalhos. Ou seja, os sinais são muito positivos e o empenho do jogador está a agradar bastante à equipa técnica e à administração, que o segura então e só o deixará sair por valor bem acima dos 10 milhões que investiu em 2022.
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado
Os verdes e brancos contrataram Debast a pensar no lado direito do trio de centrais, precisamente onde joga o neerlandês, que tem também a concorrência de Diomande e de Quaresma nessa posição, porém a gestão que Coates (joga ao centro) terá de fazer e a provável saída de Gonçalo Inácio (joga na esquerda) obrigarão o belga e o marfinense a trocar de posição, o que abre oportunidades a St. Juste. E o camisola 3 está aposta em agarrá-las.
Empenhado até durante as férias... sempre a trabalhar
St. Juste é pelos sportinguistas considerado um dos melhores centrais do plantel. Todos se lembram das boas exibições, daquele ‘sprint’ que a 9 de março de 2023 fez no jogo com o Arsenal em Alvalade, em que, em velocidades de Obikwelu, impediu Martinelli de marcar e assim foi fundamental no empate 2-2, que ajudou à eliminação dos ingleses nos oitavos da Liga Europa — vitória em Londres nos penáltis, depois de empate 1-1 nos 90’ e no final do prolongamento.
O que deixa sempre os sportinguistas receosos é o facto do neerlandês ter muitas lesões. Ora este verão, o central passou as férias em trabalhos para prever problemas, empenho total até mas férias