Sinfonia austríaca ao ritmo de Gyokeres e Diomande

Sinfonia austríaca ao ritmo de Gyokeres e Diomande

NACIONAL21.09.202321:58

Sporting ainda sofreu mas conseguiu inverter nos últimos minutos uma desvantagem com o sueco e o costa-marfinense em grande plano. Leões vencem pela primeira vez em solo austríaco e começam a Liga Europa com o pé direito

No país de Mozart, e de muito má memória para os leões, não houve uma sinfonia perfeita. Pelo contrário. O ritmo foi bem agitado logo nos primeiros minutos com um Sturm Graz, muito empolgado pelas bancadas vibrantes do Merkur Arena, a aparecer destemido e com vontade de agudizar a maldição do leão em terras austríacas. Num onze com muitas mudanças (Rúben Amorim fez cinco alterações em relação ao jogo com o Moreirense), a equipa leonina apenas conseguiu soltar-se à passagem da meia hora de jogo.

E para tal muito contribuiu o crescimento de Hjulmand, que começou a ganhar mais duelos no meio-campo, muito ativo a tentar servir, sobretudo Gyokeres que sofreu marcação cerrada. Na primeira parte, ainda assim, foi o leão que acabou por cima, com Paulinho a estar perto do golo em duas ocasiões, apesar dos ataques quase sempre prometedores do Sturm Graz. O relvado, em muito mau estado, não ajudou um espetáculo que foi marcado, nesta etapa inicial, pela entrega, garra e luta dos protagonistas. 

Trincão, um dos mais apagados na etapa inicial, quase marca logo nos primeiros minutos da segunda parte, num golpe de cabeça, a cruzamento de Geny Catamo, mas o gigante Scherpen (tem mais de dois metros…) evitou males maiores. Mas o sinal estava dado. Mas para o lado do Sturm Graz. Que acordou com um golo de Boving, na recarga a excelente remate de Kiteishvili ao ferro da baliza de Adán. Estava feito o 1-0 e Rúben Amorim mexeu de pronto na equipa com as entradas de Nuno Santos e Pedro Gonçalves. 

E nesse período o Sporting cresceu. Mas, curiosamente, até contra a corrente do jogo, foi também nessa altura que apareceu novamente o gigante Scherpen a evitar o pior com defesas incríveis a Paulinho. E foi resistindo, resistindo… até cair. Por um instrumento sueco que faz parecer toda a sinfonia perfeita. Falamos de Gyokeres que haveria de ser decisivo a finalizar um lance construído por Pedro Gonçalves a tirar com habilidade um adversário e a rematar para mais uma espantosa defesa de Scherpen. Só que desta vez… apareceu Gyokeres que levou tudo à frente e aproveitou a defesa incompleta do neerlandês. 

E não estava tudo acabado. Os poucos minutos ainda serviram para fechar uma maldição. Diomande (enorme exibição!) a subir no terreno e após um livre de Pedro Gonçalves (quem mais..) ganhou a bola à entrada da área e atirou forte com o pé direito a trair Scherpen. Contas fechadas. Com o Sporting a fazer história. E a quebrar mais um enguiço. Desta vez na Áustria. 

APITO FINAL! O Sporting dá a volta ao marcador e consegue a primeira vitória no reduto de equipas austríacas. Boving deu vantagem ao Sturm Graz, mas Gyokeres e Diomande deram a volta ao marcador (1-2).

84) MARCA O SPORTING! Diomande faz o 1-2. A defesa do Sturm Graz corta um livre para a entrada da área e o central domina, tira um adversário do caminho e atira para o golo, com a bola a sofrer ainda um desvio.

Números oficias: 13.517 espetadores

77) Morita, Fresneda e Edwards para os lugares de Hjulmand, Geny Catamo e Fresneda.

76) EMPATA O SPORTING! Gyokeres aproveita a recarga a uma defesa de Scherpen, após remate de Pedro Gonçalves. A bola ainda ressalta no corpo de um defesa, mas depois o avançado sueco encosta para o fundo da baliza.

66) INCRÍVEL! Dupla intervenção de Scherpen, sensacional, a negar o golo a Paulinho e Gonçalo Inácio!

62) Amorim lança Nuno Santos e Pedro Gonçalves para os lugares de Matheus Reis e Trincão. 

58) Golo do Sturm Graz! Boving, na recarga a remate de Kiteishvili que vai ao poste, faz o primeiro!

56) Kiteishvili, um dos melhores do Sturm Graz, começa a criar problemas a Matheus Reis no corredor.

48) Sporting quase marca! Trincão de cabeça permite enorme defesa a Scherpen.

46) Já rola a bola no Merkur Arena. O Sporting sai com a bola. 

Jogadores regressam ao relvado. A segunda parte vai iniciar-se dentro de momentos. 

Final da primeira parte

Termina a primeira parte em Graz com tudo a zero. O Sporting sentiu algumas dificuldades iniciais, com o Sturm Graz muito incisivo nos duelos, mas o leão terminou por cima este primeiro tempo no qual se destacaram Hjulmand, muito fortes nos duelos ao centro, assim como Gyokeres que tem sido o elemento mais agitado no ataque.

45) Cartão amarelo, o primeiro do jogo, a Gazibegović, após derrube a Gyokeres.

41) Paulinho quase chega ao golo após cruzamento de Matheus Reis na esquerda. O português, de cabeça, atira por cima mas sai perto da barra da baliza defendida por Scherpen

Caminhamos para o final da primeira parte e nada se altera. Um jogo de alta intensidade, muitos duelos, mas ainda nenhum jogador conseguiu desbloquear a partida. O Sporting cresceu nos últimos minutos, com mais bola, depois de início de jogo ameaçador dos austríacos. 

33) Jogo não se altera, apesar do Sporting passar a controlar melhor as ações do Sturm Graz. Gyokeres, com marcação cerrada, ainda não se conseguiu soltar e Hjulmand vai aparecendo nesta fase. 

24) Rúben Amorim não está a gostar do que está a ver e mandou três jogadores para o aquecimento: Pedro Gonçalves, Neto e Ricardo Esgaio.

20) Sporting a sentir muitas dificuldades para entrar no último terço do terreno dos austríacos. Gyokeres ainda não encontrou espaço, Paulinho e Trincão ainda sem conseguirem desequilibrar pelos corredores.  

11) Jogo começa com muitos duelos no centro do terreno, com forte intensidade, com os leões a conseguirem afastar a pressão inicial dos austríacos. 

5) Kiteishvili responde, também de cabeça, para defesa apertada de Adán. Está vivo o jogo. 

3) Primeiro sinal de perigo para Coates, num golpe de cabeça, após livre de Trincão. 

Adeptos lançam fumos e tochas antes da bola começar a rolar. Apesar dos avisos... 

Já se joga em Graz. 

As equipas vão subir ao relvado dentro de momentos. Tudo preparado.

Ambiente fantástico no Merkur Arena no apoio dos adeptos austríacos na saída da equipa para o balneário

Nota para a presença de muitos adeptos leoninos presentes em Graz, alguns deles muito especiais, como é o caso de Manuel Fernandes, uma das referências do emblema leonino, que também aproveitou para marcar presença na estreia europeia do leão esta temporada.

As duas equipas já se encontram a cumprir os habituais exercícios de aquecimento. Noite amena em Graz, depois de uma timida e ameaça de chuva a meio da tarde. O relvado, para já, aparenta estar em boas condições.

Imprensa austríaca destacou a vitória de ontem do Red Bull Salzburgo sobre o Benfica e dedicou um espaço a Hjulmand, reforço dos leões que já passou pela Áustria, no caso, o Admira Wacker

Nota para as muitas novidades no onze de Rúben Amorim. Cinco entradas: Geny Catamo, Daniel Bragança, Trincão, Matheus Reis e Paulinho para os lugares de Nuno Santos, Morita, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio.

Muitos adeptos na entrada do Merkur Arena. Está prevista casa cheia nesta noite europeia

ONZE DO SPORTING: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Daniel Bragança e Matheus Reis; Trincão, Paulinho e Gyökeres

Suplentes: Franco Israel, Diego Callai, Morita, Pote, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Essugo, Fresneda, Esgaio, Eduardo Quaresma e Rodrigo Ribeiro

ONZE DO STURM GRAZ: Kjell Scherpen, Jusuf Gazibegovic, Gregory Wüthrich, David Affengruber, Amadou Danté, Gorenc Stanković, Otari Kiteishvili, Alexander Prass, Stefan Hierländer, Willian Boving, Manprit Sarkaria

Suplentes: Luka Maric, Henry Obi, Max Johnston, David Schnegg, Dimitri Lavalée, Niklas Geyrhofer, Tomi Horvat, Samuel Stuckler, Mohammed Fuseini , Szymon Wlodarczyk, Leon Grgic, Bryan Teixeira

Já são conhecidos os onzes de Sporting e Sturm Graz