Simon Kjaer anuncia retirada da seleção da Dinamarca
Capitão dos dinamarqueses despede-se após 15 anos a representar o país e mais de 130 jogos realizados
Simon Kjaer anunciou, esta sexta-feira, a retirada da seleção da Dinamarca, após 15 anos a representar o país e numa altura em que era o capitão do conjunto dinamarquês.
Através de uma publicação no instagram, o defesa-central de 35 anos agradeceu os «fantásticos» anos que passou a representar o país escandinavo, porém enalteceu que este era o momento certo para pôr fim à sua passagem pela seleção.
«Existe uma última vez para tudo. Decidi retirar-me da seleção nacional da Dinamarca depois de 15 anos fantásticos com a camisola vermelha e branca. É o momento certo, mas também um pouco triste, porque o sentimento de união dentro e fora da seleção nacional significou muito para mim e foi uma parte importante de toda a minha vida adulta», começou por escrever o antigo jogador do Milan, acrescentando que quando começou a jogar futebol nunca pensou que iria fazer mais de 130 jogos pelo seu país.
«Quando tinha quatro anos e comecei a jogar futebol, nem sonhava em jogar 132 vezes pelo meu país e participar em seis edições do Campeonato do Mundo e do Euro com a Dinamarca. Estou muito orgulhoso do enorme privilégio de ter sido o capitão da seleção nacional nos últimos oito anos. Agradeço do fundo do coração a todos na federação, aos treinadores, à equipa técnica, aos meus muitos colegas de equipa ao longo dos anos e, acima de tudo, aos fantásticos adeptos dinamarqueses por tudo o que alcançámos juntos. Foi sempre uma honra e um privilégio representar a Dinamarca», acrescentou.
Livre no mercado desde que terminou a sua ligação aos rossoneri no final da temporada, o antigo jogador do Palermo, Roma, Lille e Sevilha, entre outros clubes, estreou-se pela Dinamarca em 2009 e disputou três Mundiais (2010, 2018, 2022) e três Europeus (2012, 2020 e 2024).
Na passagem pela seleção da Dinamarca, Kjaer ficará sempre recordado no mundo do futebol pelo papel que desempenhou no socorro e proteção ao colega Christian Eriksen, após este ter colapsado em campo no encontro entre a Dinamarca e a Finlândia, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos do Euro 2020.
Em comunicado divulgado pela federação da Dinamarca, o selecionador nacional Morten Wieghorst revelou que irá anunciar um novo capitão nas próximas semanas.