Manchester City goleia Fluminense e é campeão do mundo pela primeira vez
Manchester City (Imago)

Manchester City goleia Fluminense e é campeão do mundo pela primeira vez

INTERNACIONAL22.12.202319:52

Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias também se estreiam a conquistar este troféu

O Manchester City é o novo campeão do mundo, após vencer o Fluminense, por 4-0, na final do Mundial de Clubes, em Jeddah (Arábia Saudita). Os citizens levantam mais um troféu este ano, depois de conquistarem o triplete na temporada passada, tornando-se no quarto clube inglês a vencer esta competição e o primeiro a vencer na sua estreia.

O primeiro golo do encontro não demorou muito, passaram apenas 40 segundos desde o apito do início do jogo até a bola entrar na baliza da formação brasileira. Julián Álvarez foi o autor do golo, aproveitando a baliza completamente aberta e inaugurando o marcador com o peito, depois de um remate de Nathan Aké, que embateu no poste. 

A equipa de Fernando Diniz teve bastantes dificuldades para sair da pressão dos citizens, que marcaram novamente aos 27 minutos de jogo, desta vez com um autogolo do capitão Nino, que tentou cortar um cruzamento de Phil Foden e acabou por meter a bola na própria baliza. Na segunda parte, o inglês marcou mesmo, aos 72 minutos, após cruzamento de Álvarez, que ainda bisou na partida, ao minuto 88, a passe de Matheus Nunes, acabado de entrar na partida.

O ex-Sporting entrou a partir do banco, aos 81 minutos, depois de ter jogado a partida inteira da meia-final, com o Urawa Red Diamonds, enquanto que Bernardo Silva e Rúben Dias foram titulares e ficaram no campo até ao fim. Os três portugueses foram campeões do mundo pela primeira vez, mas, para Pep Guardiola já é a quarta, tendo vencido por duas vezes com o Barcelona e ainda uma com o Bayern (e agora com o Man City), tornando-se no treinador mais vezes campeão do mundo (de clubes) da história do futebol.

Fim da partida!

Não há descontos no jogo e o Manchester City é campeão do mundo!

88' - Golo do Manchester City! Julián Álvarez bisa na partida, com assistência de Matheus Nunes, acabado de entrar, e a equipa de Guardiola chega a números de goleada frente ao Fluminense!

79' - Grande oportunidade para o Fluminense! John Kennedy passa por vários jogadores do Manchester City e remata, ainda fora da grande área, mas Ederson está atento e defende a bola para canto.

74' - Substituição forçada para Guardiola! Rodri sai lesionado, após ter sofrido falta de um jogador do Fluminense, e é substituído por um central do Manchester City, Akanji.

72' - Mais um golo do Manchester City! Phil Foden faz o terceiro para a equipa de Pep Guardiola, a cruzamento de Álvarez, e desta vez pode celebrar, de forma mais exuberante, sabendo que o golo é mesmo seu!

52' - Perigo para a baliza do Fluminense! Livre para o Man. City, que, numa jogada estudada, surpreende a formação brasileira, e Phil Foden aparece no lado esquerdo da grande área, rematando para mais uma defesa complicada de Fábio.

47' - Dupla grande oportunidade para o Man. City! Numa bela jogada coletiva, Phil Foden recebe a bola de Jack Grealish, rematando com força para a baliza de Fábio, que deixa a bola fugir. Dentro da grande área aparece Bernardo Silva para cabecear, mas o guarda-redes do Fluminense defende novamente, segurando a bola desta vez.

Intervalo na partida!

Manchester City está a vencer o Fluminense, por 2-0, numa partida que os ingleses estão a dominar o ritmo do jogo, embora a equipa brasileira já tenha tido oportunidades para reduzir.

42' - Remate perigoso do Manchester City! Jack Grealish apanha a bola à entrada da grande área e chuta em arco para uma bela defesa de Fábio, guarda-redes do Fluminense.

40' - Grande oportunidade para o Fluminense! Canto para a equipa brasileira e Jhon Arias cabeceia para uma bela intervenção de Ederson, que nega o golo dos campeões sul-americanos.

32' - Grande oportunidade para o Manchester City! Ataque rápido dos ingleses, com Jack Grealish a passar a bola para Phil Foden, que não consegue nem surpreender a defesa, nem o guarda-redes do Fluminense, e a bola é cortada para canto.

27' - Golo do Manchester City! Rodri assiste Phil Foden, que tenta cruzar para o centro da grande área, mas Nino, capitão do Fluminense, mete a bola na própria baliza, ao tentar cortar o passe do inglês!

16' - Muito perigo para o Manchester City! Duplo erro de Ederson, primeiro com um mau passe, que o Fluminense aproveita, e depois o guarda-redes brasileiro faz penálti sobre Cano, mas a jogada foi anulada por fora de jogo.

12' - Primeiro aviso do Fluminense! A equipa brasileira tem tentado sair da pressão do Manchester City e finalmente conseguiram fazer um remate à baliza, embora tenha passado um pouco por cima da baliza de Ederson.

1' - Golo do Manchester City! 40 segundos bastaram para os ingleses fazerem o primeiro golo! Nathan Aké remata fora da grande área, acertando no poste, e Julián Álvarez, com a baliza completamente aberta, desvia com o peito para o fundo das redes!

Começa a partida!

Manchester City-Fluminense

O onze de Pep Guardiola, com dois portugueses:

O onze do Fluminense:

Boa tarde! O campeão europeu, Manchester City, e o campeão sul-americano, Fluminense, defrontam-se hoje, em Jeddah, para a final do Mundial de Clubes, onde um deles será campeão do mundo pela primeira vez. A equipa de Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias venceu o Urawa Red Diamonds (3-0), campeão asiático, e o Fluminense ganhou ao Al Ahly (2-0), campeão africano, nas meias-finais. Em caso de vitória dos ingleses, Pep Guardiola tornar-se-ia no treinador com mais troféus de campeão do mundo de clubes, com 4, tendo já duas pelo Barcelona e uma pelo Bayern.

Acompanhe em direto a final do Mundial de Clubes, entre o Manchester City e o Fluminense, na Arábia Saudita.