Serie A: Roma reduzida a nove empata com a Fiorentina graças a Rui Patrício
Lukaku marcou e foi expulso (IMAGO)

Serie A: Roma reduzida a nove empata com a Fiorentina graças a Rui Patrício

INTERNACIONAL10.12.202321:55

Guardião português foi preponderante para a equipa de José Mourinho conquistar um ponto na luta pelo 4.º lugar

Roma e Fiorentina empataram (1-1) na 15.ª jornada da Serie A, num jogo em que os romanos, para além de terem duas expulsões, tiveram ainda dois lesionados, entre os quais Dybala

O jogo começou da melhor maneira para a Roma, que marcou através de Lukaku (6’), após um excelente cruzamento de Dybala – foi o sétimo golo do belga e a quinta assistência do argentino no campeonato. 

A Roma jogava no erro do adversário e tinha em Dyabala a principal referência para a construção de ataques. 

Por isso é que a saída do argentino, por lesão, aos 23 minutos, fez com que a equipa de José Mourinho só se focasse no processo defensivo e em impedir que a Fiorentina criasse perigo. E conseguiu-o, exceto numa ocasião em que Patrício fez uma grande defesa a um remate de Nzola. 

Dybala saiu com queixas na coxa esquerda (IMAGO)

Ao início do 2.º tempo, ficou claro que ambas as equipas saíram dos balneários com o espírito renovado e o jogo animou-se. 

Os romanos estiveram muito perto de aumentarem a sua vantagem num pontapé de canto que o guardião Terreaciano não abordou bem, mas ninguém apareceu para finalizar à boca da baliza.

Depois, só deu Fiorentina. Bonaventura acertou na trave com um remate de belo efeito e aos 64 minutos, Zalewski foi expulso, por acumulação de amarelo, após uma falta desnecessária sobre Ikoné.

No lance seguinte, os viola empataram mesmo graças a um cabeceamento certeiro do central Lucas Martínez Quarta - foi o terceiro golo do central argentino na Serie A.

Até final, a Roma ainda ficou reduzida a nove jogadores, após uma entrada imprudente de Lukaku sobre Kouamé, e só Patrício segurou o empate para a Roma – o guardião fez sete defesas e foi o jogador em maior destaque.

Com este empate, a luta está completamente acesa pelo 4.º lugar, tendo agora a Roma e o Bolonha 25 pontos, o Nápoles e Fiorentina têm 24 pontos e a Atalanta 23. 

Recorde as incidências da partida: 

Final do jogo: Roma 1-1 Fiorentina

A Roma acaba a jogar com nove e só graças a Patrício é que a equipa de José Mourinho conquistou um precioso ponto na luta pelo 4.º lugar.

87' - Lukaku é expulso por vermelho direto. Entrada completamente imprudente do belga sobre Kouamé e o árbitro não tem dúvidas em mostrar o cartão vermelho ao belga. Roma está reduzida a nove jogadores.

73' - Patrício de novo.  Novo lance de perigo para a Fiorentina, com o recém-entrado Gonzaléz a cabecear para defesa apertada do guarda-redes. 

72' - Sai Ikoné e entra Nico González, o melhor marcador da Fiorentina esta época, com nove golos. 

Empata a Fiorentina!

65' - Lucas Martínez com um cabeceamento fulminante para o golo do empate! Kouamé fez a assistência com um excelente cruzamento. 

64' - Zalewski expulso. O polaco vê o segundo cartão amarelo da partida, após uma falta desnecessária sobre Ikoné. A Roma vai jogar à volta de 30 minutos com menos um jogador 

63' - Bonaventura acerta na trave! Lance bem trabalhado pelo médio italiano, que remata em jeito e deixa Patrício pregado ao relvado. Valeu a trave à equipa da Roma. 

61' - Azmoun pediu há minutos a sua substituição, voltou a campo e correu na máxima velocidade, mas agora voltou a cair no chão e vai mesmo sair. El Shaarawy entra para o lugar do iraniano, que já rendera o lesionado Dybala na 1.ª parte. 

53' - Quase golo da Roma! Canto bem batido por Pellegrini, Terraciano não consegue segurar a bola, que fica a pingar na pequena área e é Duncan quem afasta o perigo. De seguida, Cristante desperdiça outra boa oportunidade de golo. 

50' - Patrício atento. Nzola passa muito bem por Kristensen, iniciando uma jogada que acaba com um remate forte de Ikoné e uma boa defesa de Rui Patrício. Quando é chamado à acção, o guarda-redes português não compromete. 

Começa a 2.ª parte!

Estão mais de 60 mil adeptos no Estádio Olímpico 

Intervalo: Roma1-0 Fiorentina

A substituição de Dybala mudou o cenário do jogo: após fazer a assistência para o golo de Lukaku, saiu lesionado e a Roma passou a focar-se quase exclusivamente no processo defensivo, algo que fez bem, já que a Fiorentina ainda mal ameaçou o golo do empate.

45+4' - Azmoun faz um passe atrasado que resulta num contra-ataque perigoso da Fiorentina, mas Bonaventura rematou à figura de Patrício. 

43' - Contra-ataque da Roma culmina com Cabeceamentode Azmoun por cima da baliza de Terracciano. Foi a primeira jogada de ataque da Roma em mais de 10 minutos. 

33' - Após um início animado, ambas as equipas demonstram uma desinspiração quase total. A Roma concede o domínio do jogo à Fiorentina, defende em bloco baixo e impede o adversário de furar as suas linhas. 

Dybala sai de campo lesionado

23' - O argentino estava a ser o jogador mais perigoso da sua equipa, mas sai de campo com queixas na coxa esquerda. Para o seu lugar entrou Sardar Azmoun.

22' - A Roma corre o risco de ficar demasiado confortável com o resultado, já que a Fiorentina tem capacidade para ameaçar a baliza de Rui Patrício. Mas, quando atacou, a equipa de José Mourinho criou claras oportunidades de golo - numa Lukaku marcou, na outra Dybala falhou. 

17' - Patrício salva a Roma! Nzola soltou-se na grande área, mas o seu remate não entrou devido a uma excelente intervenção do guardião português da Roma. 

13' - Perdida de Dybala. Zalewski soltou-se na ala esquerda e já na área passou para Dybala que, em posição privilegiada, rematou torto e ao lado. 

Dybala foi considerado o melhor jogador da Serie A do mês de novembro (IMAGO)

10' - O domínio do jogo tem caído para o lado dos viola, mas a equipa de José Mourinho, como é apanágio do treinador português, revelou uma eficácia tremenda na única vez em que desenhou uma jogada de perigo. 

Marca a Roma!

6' - Lukaku finaliza após excelente cruzamento de Dybala. Primeira jogada atacante da Roma com Dybala a cruzar com a parte exterior do pé e Lukaku a aparecer no coração da área para inaugurar o marcador.

Começa a partida!

  • As equipas já se vão alinhando em campo. Está um grande ambiente no Estádio Olímpico! 
  • Paulo Dybala recebeu o prémio de melhor jogador do mês de novembro da Serie A - nesse mês fez dois golos e uma assistência em três jogos, dos quais a Roma venceu dois e empatou o outro. 
  • Do lado da Roma, o capitão Lorenzo Pellegrini está de regresso à titularidade, ele que tem sido afetado por lesões na presente época. Este é um duelo especial para o italiano, já que fará o seu jogo n.º 250 pelos romanos. 

A forma das duas equipas

  • A Roma está na melhor fase da época no campeonato, com três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos. A equipa recuperou do péssimo arranque de campeonato - dois pontos ganhos nos primeiros quatro jogos - para agora se inserir na luta pelos lugares europeus.
  • Já a Fiorentina perdeu quatro dos últimos seis jogos na Serie A e, apesar de ser uma equipa competitiva, vai mostrando alguma irregularidade de resultados. 
  • À atenção deste jogo: O Bolonha acabou de vencer na casa da Salernitana (1-2) e está, à condição, no 4.º lugar, com 25 pontos - Roma (e Nápoles) têm 24 e Fiorentina (e Atalanta) têm 23.
  • Nas duas últimas épocas, estas equipas têm trocado vitórias em casa, com a Roma a vencer sempre no Estádio Olímpico e com a Fiorentina a vencer no Estádio Artemio Franchi. Desde 2018 que a Roma não perde em casa com a formação de Florença. 
  • Rui Patrício é titular na formação de José Mourinho, que deixa Renato Sanches no banco. Do lado da Fiorentina, destaque para a titularidade de M'Bala Nzola, avançado angolano que tem três golos marcados esta época.

Já há onzes!

Roma: Rui Patrício; Mancini, Llorente, Ndocka; Kristensen, Cristante, Leandro Paredes, Zalewski;Dybala, Pellegrini, Lukaku.

Fiorentina: Terracciano; Kayode, Quarta, Luca Ranieri, Biraghi; Arthur, Duncan; Ikoné, Bonaventura, Kouamé; NZola.

Boa noite. Pode acompanhar aqui em direto o duelo entre a Roma e a Fiorentina, duas equipas apenas separadas por um ponto na classificação da Serie A.