Sérgio Conceição pode aconselhar FC Porto e V. Guimarães
Último treinador do Vitória a ganhar em casa ao FC Porto? Sérgio Conceição. Qual o treinador do FC Porto que mais vezes venceu o Vitória? Sérgio Conceição...
Se Álvaro Pacheco quiser saber como se ganha ao FC Porto em Guimarães (e quer), seria interessante falar com algum dos treinadores vimaranenses que, no Afonso Henriques, bateram os dragões. Há, porém, um óbice: o último a fazê-lo, há já mais de oito anos (17 de janeiro de 2016), foi Sérgio Conceição. As outras duas possibilidades são Manuel Machado (2-1 em 2004/2005 para a Taça de Portugal) e Augusto Inácio (2-0 em 2000/2001).
Referimos estes três nomes porque não tem sido fácil ao Vitória bater o FC Porto. Nos últimos 54 jogos, por exemplo, os portistas vencera 47 e perderam apenas quatro: um em casa e três fora. A taxa de insucesso vimaranense é, pois, altíssima: 87 por cento. Assim sendo, olhando para o passado e pelo menos em teoria, os dragões são favoritíssimos.
Porém, se aumentarmos o pormenor da análise e olharmos apenas para os últimos meses, o favoritismo do FC Porto diminui bastante. A começar, desde logo, pelo 5.º lugar na Liga, apenas a cinco pontos dos azuis e brancos, embora com menos oito golos marcados e mais oito sofridos. Além disso, a equipa de Sérgio Conceição estará desfalcada de dois importantes jogadores: Diogo Costa e Francisco Conceição.
Com Vilar de Perdizes e Montalegre, para a Taça de Portugal, o titular na baliza foi Cláudio Ramos, com Diogo Costa no banco de suplentes, mas depois, frente a Estoril e Santa Clara, regressou Diogo Costa ao onze, com Samuel Portugal e Cláudio Ramos como suplentes.
A perda de Francisco Conceição é, igualmente, poderosa. O esquerdino foi utilizado em 34 dos 42 jogos dos dragões nesta temporada (81 por cento), embora sem elevada taxa de participação em minutos (51%). Porém, nos últimos 15 jogos do FC Porto foi sempre titular e esteve em 68 por cento do tempo de jogo.
Façamos agora ao contrário a pergunta inicial: se Sérgio Conceição quiser saber como se ganha ao V. Guimarães (e quer), seria interessante falar com os treinadores portistas que mais o fizeram. E é facílimo fazê-lo: basta olhar-se ao espelho e fazer perguntas, pois é ele, Sérgio Conceição, quem mais vezes, pelo FC Porto, ganhou aos vimaranense: 13 vezes. Seguem-se dois baluartes dos bancos dos azuis e brancos: José Maria Pedroto (11) e Artur Jorge (7), ambos, infelizmente, já desaparecidos.
Há ainda uma enorme curiosidade. Até final da temporada, as duas equipas vão defrontar-se por três vezes no espaço de duas semanas. A 3 e 17 de abril para a Taça de Portugal e a 7 para a Liga.