FC Porto Sérgio Conceição atualiza situação de Otávio e deixa ponto de reflexão
Questionado se sabe quanto tempo mais terá de esperar até poder contar com Otávio, influente médio que parou após o jogo com o Marítimo, no início de fevereiro, devido a lesão muscular na coxa direita, Sérgio Conceição hesitou.
«Não tenho perspetiva», começou por dizer, «tenho a ideia que vai regressar ainda esta semana» e «está definido regressar amanhã (sábado)», confirmou, por fim. «Depois é dar continuidade ao que o departamento médico definiu nestas duas semanas que foi entrar na terceira semana sempre liderado pelo doutor Nélson Puga», explicou o técnico dos dragões, sublinhando que existe «total sintonia» entre equipa técnica e departamento médico no sentido de «recuperar todos os jogadores o mais rápido possível».
E são oito o número de indisponíveis para a partida de sábado com o Rio Ave, um número anormal para esta fase da época que obriga Sérgio Conceição a antecipar algumas «avaliações» sobre a época 2022/23.
«É fácil perceber o porquê destas lesões – houve um adensar do calendário antes e após o Mundial. No espaço de um mês tivemos dez jogos. E depois há o tempo de recuperação e sabe-se que quatro ou menos dias de recuperação aumenta seis vezes o risco de lesões - lembro os jogos da meia-final e a própria final da Taça da Liga. Cada vez mais, as operadoras e quem tem os direitos televisivos da Liga, da Taça da Liga, da Taça de Portugal, e por aí fora… querem mais jogos e de qualidade. E nós temos de andar num corrupio de viagens. Se jogo em Viseu às 20.45 horas, chego ao Dragão às 3.30 horas da manhã. Os jogadores chegam a casa às 5 … não são 72 horas de recuperação.»
«É preciso refletir para termos sempre espetáculo nos jogos de futebol. O nosso trabalho na recuperação não mudou e os jogadores estão preparados para jogar a cada 72 horas, mas é preciso pensar nas horas e nas viagens que temos pelo meio», alertou.