Paulinho deu a vitória ao Sporting na primeira volta IMAGO / Maciej Rogowski

Será desta? Sporting em Famalicão para galgar terreno

Jogo que pode ser decisivo nas contas do título com pontapé de saída às 20h15

Rúben Amorim já tinha dito que queria chegar ao jogo em Famalicão sem o Sporting depender diretamente da pontuação de um jogo em atraso. O leão fez o seu trabalho, ganhou o dérbi contra o rival direto e é líder confortável com menos um jogo.

Se o título já está próximo com uma vantagem de quatro pontos, o que dizer se o Sporting cumprir hoje a sua obrigação e conseguir mais três pontos? Em causa podem estar sete pontos para o segundo classificado.

Mas o Famalicão não são favas contadas. Rúben Amorim já apelidou a equipa de «Brighton português», em referência à qualidade individual de muitos jogadores que se destacam e seguem para os grandes. O leão que o diga, já com nomes no historial como Pedro Gonçalves ou Ugarte.

Mas vamos à atualidade: Os agora comandados de Armando Evangelista vêm de um empate no Dragão e com um moralizado Cádiz que bisou. Do outro lado, é preciso recuarmos até fevereiro para ver o último desaire do Sporting no campeonato - curiosamente também numa deslocação, frente ao Rio Ave. A única derrota foi na deslocação a Guimarães em dezembro, sendo que no jogo da primeira volta foi Paulinho o herói em Alvalade.

O histórico de confrontos é claramente favorável ao Sporting, que leva 24 vitórias e apenas duas derrotas em 31 jogos. O pontapé de saída é às 20h15 no Estádio Municipal de Famalicão com arbitragem de Fábio Veríssimo, assistido por Pedro Martins e Hugo Marques. Hugo Miguel será o VAR.

Equipa provável: Luiz Júnior; Nathan Santos, Riccieli, Justin de Haas, Martín Aguirregabiria; Zaydou Youssouf, Mirko Topic; Chiquinho, Gustavo Sá, Puma Rodríguez; Jhonder Cádiz

Sistema tático: 4-2-3-1

Ausências: Francisco Moura e Enea Mihaj (castigo)

Equipa provável: Israel; St. Juste, Coates e Inácio; Esgaio, Hjulmand, Bragança e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Pote

Sistema tático: 3-4-3

Ausências: Adán e Matheus Reis

Frente a Frente