Selecionador zambiano contesta alegações de abusos sexuais: FIFA 'encurtou' agitada conferência

Mundial Feminino-2023 Selecionador zambiano contesta alegações de abusos sexuais: FIFA 'encurtou' agitada conferência

INTERNACIONAL25.07.202318:39

A FIFA acabou por encurtar esta terça-feira, na Nova Zelândia, a conferência de imprensa de Bruce Swape, relativa à antevisão do encontro de quarta-feira, diante da Espanha - Auckland, 2.ª jornada do Grupo C, 8 horas em Portugal Continental -, após o selecionador da Zâmbia ter sido insistentemente questionado pelos jornalistas sobre alegados abusos sexuais sobre as futebolistas em ação no Campeonato do Mundo Austrália/Nova Zelândia-2023, a decorrer até 20 de agosto nos dois países.

Depois de, no dia 12, um relatório publicado pelo diário britânico The Guardian’ ter revelado acusação (sob anonimato) de uma jogadora, dizendo que «o selecionador dorme com quem quer, se ele quiser dormir com uma de nós esta noite é melhor anuir, é habitual na nossa equipa o treinador dormir com as jogadoras», e de, à chegada à Nova Zelândia, Bruce Swape, de 63 anos, se ter esquivado a responder, a imprensa mundial voltou neste dia à carga… e a assessoria de comunicação da FIFA forçou o fim prematuro da conferência de imprensa sobre o segundo jogo das zambianas após o 0-5 ante o Japão.

«Falem somente de futebol, por favor», foram, de acordo com os relatos da imprensa internacional, os apelos constantes dos assessores de comunicação quer da FIFA, quer da federação zambiana, que não tiveram efeito, com a delicada questão a ultrapassar na importância o capítulo desportivo em presença.

Após possíveis respostas de Bruce Swape a duas questões dos profissionais da informação sobre o tema terem sido ‘barradas’ pelos assessores, o técnico da Zâmbia acabou mesmo por espicaçar o confronto e contestar os factos, mas curto no discurso, quando inquirido sobre alegado ‘mau ambiente’ na seleção, devido às alegações de abuso e promiscuidade.

«A que [mau] ambiente se referem? Do que é que estão para aí a falar? O que sei é que não posso ser afastado sem motivos. Isso [acusações de abusos sexuais] é algo que andam a ler na imprensa, mas a verdade vai saber-se. Não vos podeis basear em rumores», contestou Bruce Swape aos jornalistas, antes de a assessoria da FIFA dar prematuramente por finda a atribulada conferência de imprensa.

A BOLA está no Tik Tok a acompanhar o Mundial Feminino-2023 - https://www.tiktok.com/@abola