Seis tentativas depois, Benfica encontra o 'novo Grimaldo'

NACIONAL20:51

Carreras agarrou o lado esquerdo da defesa, acabou com as dúvidas e tem feito dupla dinâmica com Akturkoglu; várias experiências para resolver o problema, com laterais, um central e, até, um médio

Parece resolvido um dos problemas do Benfica na delicada temporada passada. 2023/24 ficará na memória dos benfiquistas como uma época negativa, frustrante, de resultados abaixo das expectativas, de futebol pobre e, também, como a época em que se chorou a falta de Grimaldo e de um sucessor para ele.

O lateral-esquerdo partiu no verão do ano passado para o Bayer Leverkusen e o Benfica bem tentou resolver o problema, com Ristic, Jurásek, Bernat, Morato, Aursnes e Carreras. Este chegaria em janeiro para começar a aquecer motores e Roger Schmidt terminou a época com o espanhol de 21 anos no onze, mas recomendaria, ainda assim, a contratação de mais um lateral-esquerdo. Chegaria Jan Niklas-Beste. O sexto nome, entre Grimaldo e Carreras.

O alemão teria a primazia em 2024/25, ainda sob a liderança do compatriota Roger Schmidt, mas não seria feliz. Em primeiro lugar, porque não lhe saiu bem (nem à equipa) a estreia em Famalicão (derrota, por 0-2) no arranque da Liga, em segundo lugar porque a jornada 2 do campeonato correria ainda pior, do ponto de vista pessoal. Lesão muscular e substituição na partida com o Casa Pia, logo aos 20 minutos.

«Beste vai ter papel importante no Benfica»

19 setembro 2024, 06:30

«Beste vai ter papel importante no Benfica»

De lateral-esquerdo para lateral-esquerdo, Alex Grimaldo analisa pela primeira vez o alemão do Benfica. «Tem muita qualidade com a bola no pé», garante, em exclusivo a A BOLA

Abriu-se, pois, um corredor para Álvaro Carreras. Era a escolha óbvia, era o segundo lateral-esquerdo do plantel, a imagem que deixara em 2023/24 não era perfeita, mas o Benfica acabara de pagar €6 milhões para garantir a compra definitiva do passe e Roger Schmidt colocou-o imediatamente no onze frente ao Estrela da Amadora (1-0).

Não mais saiu, pois, da equipa. O esquerdino de 21 anos surgiu mais forte, mais confiante, mais capaz defensivamente e ofensivamente, melhor jogador, e em mês e meio passou de medida de recurso a recurso privilegiado da equipa do Benfica.

Durante o período de afirmação de sete encontros (o oitavo é o da Choupana...), muito aconteceu. O Benfica perdeu pontos em Moreira de Cónegos, Roger Schmidt foi despedido, Bruno Lage foi contratado, a equipa venceu dois jogos de Liga dos Campeões e Beste, entretanto, recuperou.

Carreras, todavia, fez o percurso sempre em linha reta, sempre a melhorar, ao ponto de ter sido um dos melhores em campo no duelo com o Atlético de Madrid. É já uma das figuras da equipa, sem ter feito uma única assistência ou sem ter marcado um golo. Está, simplesmente, a defender bem e a atacar bem e, mais, a formar um dupla dinâmica e de sucesso com o turco Akturkoglu, que não só ataca com eficácia como também tem sido generoso a fechar o flanco.

Bruno Lage utilizou Carreras a titular nas seis partidas que conduziu nesta segunda passagem pelo Benfica — a sexta, refira-se, só valeu oito minutos, face à interrupção do tal jogo com o Nacional por causa do nevoeiro. O lado esquerdo está entregue e estará mais tranquilo, inclusivamente, do que o direito, por vezes privado de Alexander Bah, azarado com as lesões. E Issa Kaboré, reforço que chegou por empréstimo do Manchester City, ainda necessita de provar que é a solução de que o Benfica precisa.

Álvaro Carreras, lateral-esquerdo espanhol de 21 anos, parece, pois, estar finalmente à altura de pode ser chamado de sucessor de Grimaldo. Mas para lá chegar o Benfica precisou de passar por muito e por várias tentativas: o lateral-esquerdo checo David Jurásek foi contratado por €14 milhões, o lateral-esquerdo espanhol Juan Bernat chegou por empréstimo do PSG, mas Roger Schmidt, na demanda por alguém que fizesse esquecer Grimaldo, ainda utilizou Ristic (o primeiro jogo da época 2023/24, Supertaça com o FC Porto), que viria a sair logo a seguir, assim como Morato, um central, e Aursnes, um médio. E Beste, claro, reforço deste verão.