SC Braga: Víctor Gómez ausente, Joe Mendes salta para o onze
Joe Mendes no SC Braga-Union Berlim (Foto: Matthias Koch/IMAGO)
Foto: IMAGO

SC Braga: Víctor Gómez ausente, Joe Mendes salta para o onze

NACIONAL01.05.202419:40

O lateral-direito foi expulso no jogo com o Benfica e o defesa sueco perfila-se como melhor candidato para tomar do lugar contra o Casa Pia

Na sequência da expulsão no jogo disputado no Estádio da Luz, Víctor Gómez é o único jogador indisponível do SC Braga para a receção ao Casa Pia, referente à 32.ª jornada da Liga, agendado para as 18 horas de domingo.

O lateral-direito espanhol viu o cartão vermelho direto na reta final do encontro com o Benfica, depois de ter travado e pisado a perna de Di María. Foi a primeira vez que Gómez recebeu ordem de expulsão desde que chegou ao SC Braga, no verão de 2022. Na época passada, ficou-se pelos quatro cartões amarelos nos 39 jogos disputados e na atual apenas leva apenas três.

Joe Mendes deverá ser o substituto do espanhol, habitual titular, no desafio com os casapianos. O internacional sub-21 sueco é um lateral polivalente que pode jogar nos dois corredores e tem sido utlizado, sobretudo, quando há lesões do lado esquerdo.

Víctor Gómez foi utilizado em 28 ocasiões em jogos da Liga, distribuídos por 1947 minutos, enquanto Joe Mendes soma 847 em 16 partidas.

Outra solução para Rui Duarte passaria pela utilização do polivalente Roger Fernandes, mas existindo a disponibilidade de Joe Mendes, Rui Duarte vai preferir oferecer a titularidade ao escandinavo e, quiçá, dar alguns minutos ao guineense no decorrer da partida, se o SC Braga estiver confortável com o resultado.

Em jogos a contar para o campeonato, Joe Mendes disputou apenas por quatro vezes os jogos na totalidade - Gil Vicente (9.ª jornada), Vizela (13.ª), Boavista (23.ª) e Portimonense (27.ª) - estes disputados na era Artur Jorge. Mendes foi titular no último jogo do agora treinador do Botafogo e começou desde o início na estreia de Rui Duarte como treinador do SC Braga. Contudo, o sueco foi substituído ao intervalo por Álvaro Djaló na receção dos arsenalistas ao Arouca, sendo esta a última vez que foi titular. No desafio com o Estoril (29.ª jornada) entrou aos 90 minutos para o lugar de Cristián Borja, que deverá ser o titular, no lado esquerdo, contra os gansos.

O SC Braga tem ambições de chegar ao terceiro lugar da Liga, estando neste momento a um ponto do FC Porto, que nesta jornada joga, um dia antes, em Chaves. Os dragões são os adversários dos arsenalistas na 34.ª e última jornada, uma semana depois do dérbi minhoto com o Vitória de Guimarães.