SC Braga: objetivo passa por atingir o melhor ciclo da temporada
Sem perder há seis jogos consecutivos, arsenalistas já igualaram a melhor série da época; números totalmente idênticos com cinco triunfos e um empate; reta final para consolidar posição e ir à procura do pódio.
Com seis jogos consecutivos sem derrotas, o SC Braga já igualou a melhor série da temporada e, agora, o objetivo passa por ultrapassar esse registo nesta reta final do Campeonato Nacional, em que restam oito partidas. Um mês inteiro sem conhecer o sabor da derrota, sendo que este ciclo começou com quatro triunfos seguidos (três para a Liga e um na 2.ª mão do playoff da Liga Europa, no Azerbaijão, frente ao Qarabag). Primeiro com o Farense, em casa (2-1), depois os bracarenses bateram os azeris (3-2), apesar de não terem conseguido avançar para os oitavos de final da competição europeia. A seguir vieram as vitórias com o Boavista (fora, por 4-0) e com o Estrela da Amadora (em casa, por 3-0). O empate (0-0) registou-se na deslocação a Vila do Conde, na 25.ª ronda do campeonato, frente ao Rio Ave e depois voltou a ganhar, em casa, no dérbi minhoto com o Gil Vicente (2-1).
Coincidentemente, o registo de quatro vitórias, um empate e novo triunfo é exatamente igual ao anterior período em que o SC Braga passou seis encontros sem perder. Na altura, logo no mês de agosto e início de setembro, os bracarenses ganharam na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões (4-1), frente ao Backa Topola, depois foram a Chaves vencer por 4-2 - 2.ª jornada da Liga - e de seguida somaram dois triunfos perante o Panathinaikos, no playoff de acesso à prova milionária. O empate surgiu na receção ao Sporting (1-1) e, novamente de forma curiosa, a vitória que encerrou este ciclo foi em mais um dérbi da região do Minho, na visita ao reduto do Moreirense, por 3-2.
No entanto, apesar de ter obtido quatro vitórias consecutivas em ambos estes ciclos, os arsenalistas têm uma série vitoriosa ainda mais assinalável, pois atravessaram uma série triunfal de cinco partidas. Logo após o primeiro período de seis encontros sem perder, o SC Braga sofreu duas derrotas - Farense e Nápoles (fase de grupos da Liga dos Campeões) -, mas depois conseguiu ganhar uma mão cheia de partidas seguidas. Frente ao Boavista (4-1), Estrela da Amadora (4-2), Unión Berlin (3-2), Rio Ave (2-1) e Rebordosa (2-0), na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
O próximo jogo ainda está longe, já que a 27.ª jornada da Liga está agendada para o próximo dia 1 de abril, mas o objetivo de Artur Jorge e dos seus jogadores passa por obter mais três pontos e, assim, garantir desde logo o melhor ciclo da temporada de partidas sem perder, mas também para dar o pontapé de saída nas últimas oito rondas com um triunfo. Até porque, o SC Braga pretende cimentar a 4.ª posição na tabela classificativa, mantendo o 5.º classificado - o Vitória de Guimarães - à distância (neste momento está a três pontos e ainda tem de visitar o Estádio D. Afonso Henriques na penúltima jornada).
Porém, tendo sempre a intenção de olhar para quem vai acima, como o treinador tem frisado, o pódio (3.º lugar) está a cinco pontos de distância e ‘apertar’ com o FC Porto também entra nas contas deste fecho de temporada, pois também ainda falta o confronto direto com os azuis e brancos, em casa, na última ronda do Campeonato Nacional.