Leandro Andrade, médio-ofensivo natural de Tavira, é uma das estrelas da equipa azeri; entusiasmado por voltar a jogar em Portugal; João Moutinho e um jogo para mais tarde recordar.
Leandro Andrade, algarvio de Tavira, é uma das estrelas do Qarabag. Amanhã, em Braga, o médio de 24 anos vê nesta eliminatória uma grande oportunidade de mostrar o seu valor aos portugueses, dado que bem jovem, com 20 anos, saiu para a Bulgária (Cherno More), transferindo-se um ano depois para o crónico campeão do Azerbaijão. E vai ter oportunidade de defrontar João Moutinho, jogador que admira.
«Os meus colegas que jogaram em Portugal queriam que saísse o SC Braga ou o Benfica, porque são grandes equipas e ficaram com um carinho pelo nosso país. Depois de nos qualificarmos, disse que queria uma equipa portuguesa. Falei logo com a minha família, eles vão estar no estádio. Tenho tudo para ter uma noite espetacular e disfrutar da magia do futebol e poder jogar ao vivo para a família e os amigos, o que não acontece com frequência», contou a A BOLA, Leandro Andrade.
«Claramente que acreditamos que podemos passar, porque somos seguros de nós próprios e do nosso valor, seja com quem for e onde for. Podemos prometer um Qarabag que vai dar tudo e lutar para ganhar os dois jogos», avisou o médio, sobre as possibilidades da sua equipa na eliminatória. Com oito jogadores no plantel que já passaram pelo futebol português, Gurban Gurbanov, o treinador do Qarabag, está bem informado sobre o valor dos arsenalistas: «Obviamente já estivemos a analisar, a estudar a equipa, ver onde são melhores e que pontos podemos explorar e como encaixar nos nossos sistemas».
Nesta quinta-feira, Leandro Andrade vai defrontar João Moutinho, de quem é um grande admirador. «É um dos jogadores de quem tenho mais falado, depois de nos ter saído o SC Braga. Estou entusiasmado por defrontá-lo, é um algarvio como eu e o pai dele foi treinador do meu pai [Vavá Andrade], quando o meu pai era jogador. Tenho um carinho especial por ele e sou fã dele, por tudo o que fez pela nossa seleção. Cresci a vê-lo jogar, é uma experiência que nunca vou esquecer», revela, empolgado também pela possibilidade que tem de mostrar o seu valor em Portugal. «Grande parte do meu entusiasmo deve-se a isso, por poder mostrar o meu futebol e o que posso fazer, ao meu povo. Estou muito entusiasmado por voltar a jogar ‘em casa’!», referiu o médio.
Sente-se desejado no Qarabag
Depois de no verão do ano passado ter estado na agenda dos turcos do Galatasaray, agora, em janeiro, além do interesse de emblemas russos, os chineses do Shanghai Shenhua tentaram contratá-lo, mas sem sucesso. E Leandro Andrade acabou por prolongar o contrato com o Qarabag.
«Houve essas possibilidades. E fez-me sentir bem o facto do Qarabag lutar para me manter, isso faz um jogador sentir-se importante no clube. As negociações não chegaram a bom porto, estamos aqui para mais um ano de trabalho e, possivelmente, de sucesso. Quando acabou a ‘saga’ das transferências renovei até 2027», disse Leandro Andrade, que nesta temporada tem dez golos marcados – seis no campeonato e quatro na europa – e nove assistências.
Leandro Andrade, um algarvio em destaque no Azerbaijão; tem três golos apontados na Liga Europa; começou no Ginásio de Tavira e passou pelo Sporting, na formação