SC Braga: lateral espanhol é um canhoto... às direitas e tem centenário luso na mira
Adrián Marín participou em todos os 10 jogos oficiais dos arsenalistas esta época e já leva um golo e uma assistência. (Foto: IMAGO)

SC Braga: lateral espanhol é um canhoto... às direitas e tem centenário luso na mira

NACIONAL07.09.202419:30

Adrián Marín é o jogador com mais minutos na atual época dos arsenalistas; está a apenas quatro jogos do centenário no futebol português; Yuri Ribeiro é agora o seu concorrente direto

Adrián Marín é um dos homens do momento no SC Braga. Dono e senhor do lado esquerdo da defesa, o espanhol, de 27 anos, apresenta registos de elevado quilate neste início de época dos arsenalistas, juntando números de excelência a exibições de alto gabarito.

Além de fazer parte do quinteto de jogadores que participou em todos os 10 jogos oficiais já realizados pelos bracarenses em 2024/2025 – seis para a Liga Europa (quatro nas pré-eliminatórias e dois no play-off) e quatro para a Liga -, Adrián Marín pode gabar-se de ser o elemento com mais minutos contabilizados no plantel (agora) orientado por Carlos Carvalhal.

Ricardo Horta, Roger Fernandes, Amine El Ouazzani e Roberto Fernández também estiveram nas duas dezenas de partidas do emblema minhoto, mas Adrián Marín foi o que mais tempo de jogo somou: 874 minutos (em 900 possíveis). O esquerdino foi titular em todos os embates, tendo sido substituído apenas em dois: Maccabi Petah Tikva (5-0, na segunda mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa, em que apontou um golo) e Gil Vicente (0-0, na ronda anterior do Campeonato).

Além da segurança defensiva que apresenta, Marín também não pede licença para integrar as ações atacantes e, além do já referido tento que apontou para as competições europeias, o camisola 19 conseguiu também uma assistência: serviu Rodrigo Zalazar para o (primeiro) remate certeiro do internacional uruguaio no triunfo sobre o Moreirense (3-1), na 3.ª jornada da Liga.

E se tudo parece estar a correr bem a Adrián Marín, então melhor deverá ficar muito em breve. Afinal, o esquerdino está à beira dos 100 jogos desde que chegou ao futebol português. A porta de entrada em solo lusitano abriu-se na época 2021/2022, com o antigo internacional sub-21 espanhol a rumar ao Famalicão e a somar 33 jogos. Na temporada seguinte, pelo Gil Vicente, contabilizou 37 partidas. Continuou no Minho, mas em 2022/2023 mudou-se para o SC Braga, clube ao serviço do qual já totalizou 26 encontros. Contas feitas, Marín tem 96 jogos desde que chegou a território nacional e está a apenas quatro do sempre meritório centenário. É um canhoto… às direitas.

Yuri Ribeiro é agora o concorrente por um lugar à esquerda

Quando foi construído o plantel do SC Braga, no início da época, Daniel Sousa, na altura treinador dos guerreiros do Minho, contava com dois laterais-esquerdos de raiz: Adrián Marín e Bartlomiej Wdowik. O espanhol saiu na frente, agarrou a titularidade e… não mais a largou. O polaco sentiu dificuldades de adaptação à nova realidade e acabou por deixar o clube pouco tempo depois, tendo sido emprestado aos alemães do Hannover.

Oficial: SC Braga empresta Wdowik

30 agosto 2024, 12:01

Oficial: SC Braga empresta Wdowik

Lateral-esquerdo polaco cedido ao Hannover; contratado há pouco mais de dois meses pelos arsenalistas, não se adaptou à nova realidade

Ficou, então, uma lacuna por preencher no referido posto específico e a SAD liderada por António Salvador ofereceu a Carlos Carvalhal (que entretanto sucedeu a Daniel Sousa no comando técnico da equipa) uma nova solução: Yuri Ribeiro.

Oficial: Yuri Ribeiro é reforço do SC Braga

23 agosto 2024, 18:45

Oficial: Yuri Ribeiro é reforço do SC Braga

Arsenalistas garantem contratação do lateral-esquerdo português, que tinha terminado contrato com o Légia Varsóvia; canhoto vincula-se aos minhotos por duas temporadas; em sentido inverso, Wdowik não vai continuar no Minho e será emprestado

O antigo internacional pelas camadas jovens de Portugal foi oficializado em Braga no passado dia 23 de agosto, sendo que, depois no natural período de adaptação, estreou-se oficialmente pelos bracarenses no dérbi minhoto frente ao Gil Vicente. Foi suplente utilizado em Barcelos, tendo entrado para o lugar de… Adrián Marín. A concorrência promete… e Carlos Carvalhal agradece.