Arsenalistas voltam a jogar perante os seus adeptos, depois do nulo no jogo europeu a meio da semana e querem entrar com o pé direito na Liga; Estrela reforçou-se muito e com nomes sonantes, sendo uma equipa ao estilo do novo técnico Filipe Martins
SC Braga e Estrela da Amadora defrontam-se este domingo, às 20.30 horas, na 1.ª jornada da Liga, numa partida de enorme expectativa, nomeadamente, no que diz respeito à resposta que os guerreiros vão dar, após a exibição apática frente ao Servette e relativamente aos reforços sonantes que o Estrela tem para apresentar. Objetivos diferentes para estas equipas no arranque do campeonato, mas ambas querem entrar da melhor forma, sendo que os arsenalistas, jogando em casa, têm outra responsabilidade para este encontro.
O SC Braga pretende dar uma nova imagem, depois de terem empatado, sem golos, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Servette, em casa. Tanto o presidente, António Salvador, como o treinador, Daniel Sousa, referiram que a equipa tem dar mais e este arranque da Liga, novamente, perante o seu público, tem de servir para isso mesmo, como sublinharam os intervenientes.
O técnico tem utilizado o 4x2x3x1 e está obrigado a mexer na posição de lateral-direito, em relação aos últimos encontros, pois Víctor Gómez está castigado, já que viu um cartão vermelho na derradeira ronda da temporada transata, frente ao FC Porto. No entanto, pode não ser a única mexida e, por isso, Gorby pode aparecer no meio-campo, assim como El Ouazzani regressar ao lugar de ponta-de-lança, em detrimento de Roberto Fernández. Mas, para esta posição entra outra peça em equação, pois Daniel Sousa revelou que Simon Banza está convocado e pronto para ir a jogo.
Apesar de ainda ser cedo para tanto destaque, a verdade é que o avançado marroquino tem mostrado ser um jogador diferente e que, acima de tudo, causa muitos problemas às defesas contrárias com a sua intensidade. Ainda na partida com o Servette saltou do banco e conseguiu fazer a diferença com a sua forma de batalhar e de encarar todos os lances com uma garra enorme. Pode ser um trunfo importante para o SC Braga neste arranque de campeonato.
O que disse Daniel Sousa: «Ansiosos pelo começo desta caminhada que se antevê muito longa. Um jogo frente a uma equipa difícil com muitas mudanças, no onze, na equipa técnica e na forma de jogar. Difícil pela novidade, pois se fosse o Estrela da época passada, era mais fácil analisar. Adversário complicado especialmente na frente, com jogadores de qualidade e temos de fazer o melhor para ganharmos esta partida.»
Treinador dos guerreiros fez a antevisão à partida com o Estrela da Amadora, para a 1.ª jornada da Liga, este domingo, às 20.30 horas; técnico revelou que Banza está convocado e que se André Horta ficar é uma mais-valia para o plantel
Uma equipa que, no mínimo, desperta a curiosidade pelas contratações que realizou, para já, neste defeso. Convencer nomes como Ferro, Alan Ruiz e Nani não é para todos e são jogadores que podem acrescentar e muito à qualidade de jogo que esta versão 2024/25 do Estrela da Amadora pode apresentar.
A equipa técnica também mudou e Filipe Martins assumiu o comando, após a saída de Sérgio Vieira, mas o treinador que já passou pelo Casa Pia aponta aos mesmos objetivos que passam, claramente, pela permanência na Liga. As equipas deste técnico costumam surpreender, lá está, pela qualidade de jogo e deve ser isso mesmo o que se pode esperar neste arranque de campeonato, numa deslocação, obviamente, complicada ao Estádio Municipal de Braga.
O médio ofensivo ou segundo avançado, pois joga diretamente no apoio ao ponta-de-lança é um jogador desconcertante e pode ser uma das boas surpresas da presente edição da Liga. Ainda é cedo para tais progonósticos, mas a sua qualidade com a bola nos pés permite deduzir coisas interessantes para este jogador e para a equipa do Estrela da Amadora.
O que disse Filipe Martins: “Resta-nos concentrar-nos nas nossas forças e no que vamos controlar, que é o nosso trabalho. É óbvio que sabemos que temos pela frente uma excelente equipa, mas temos a convicção de que estamos a crescer muito e estamos preparados para ir discutir o jogo à Pedreira.”
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Na cidade dos arcebispos, a história joga, claramente, a favor do SC Braga, pois nas 18 partidas já realizadas venceu dez, empatou cinco e apenas foi derrotado em três ocasiões. O último desaire caseiro, frente ao Estrela da Amadora, remonta à época de 1999/2000. Os amadorenses passaram alguns afastados do principal escalão do futebol nacional. Na temporada passada, os guerreiros foram mais fortes nos dois encontros e, na Pedreira, perante o seu público, venceu por 3-0. Mas, o resultado exato que mais se repetiu, ao longo de todos os confrontos, num SC Braga-Estrela da Amadora foi o empate a uma bola (1-1).