SC Braga: capitão no onze para ‘caçar’ canários
Ricardo Horta
Foto: IMAGO

SC Braga: capitão no onze para ‘caçar’ canários

NACIONAL10.04.202419:52

Ricardo Horta deve voltar a ser titular mais de um mês depois; tem nove golos apontados ao Estoril, em 14 jogos; Abel Ruiz pode ser o jogador preterido do onze

O capitão Ricardo Horta está totalmente recuperado e ao que tudo indica deve estar de volta ao onze do SC Braga já este sábado, na visita dos arsenalistas ao reduto do Estoril, em partida da 29.ª jornada da Liga.

Depois de ter regressado aos convocados - esteve praticamente um mês parado por lesão na coxa direita - na receção ao Arouca, na última jornada, e de ter saído do banco logo no início da 2.ª parte, o avançado português entra, agora, nas contas de Rui Duarte para o onze.

O técnico interino dos bracarenses não teve a melhor estreia (derrota por 0-3), mas tem agora a missão de conquistar três pontos no Estádio António Coimbra da Mota, até porque a luta pelo terceiro lugar do campeonato está ao rubro: o SC Braga tem 56 pontos, os mesmos que o Vitória de Guimarães, tendo ambos menos dois que o FC Porto que ocupa o pódio.

Com o regresso do internacional português, de 29 anos, às plenas condições físicas, Rui Duarte vai operar alterações, sendo que o mais provável é mesmo mexer na frente de ataque.

De forma a colocar Ricardo Horta no onze, o espanhol Abel Ruiz pode mesmo ser o sacrificado e a dupla de avançados, ou seja mantendo o 4x4x2, passa a ser Simon Banza - melhor marcador da equipa - e o capitão de equipa que tem onze golos e doze assistências, até ao momento.

Esta solução ganha força, pois Roger Fernandes está num momento incrível de forma, sendo que tem sido o titular na ala direita, e Bruma recuperou o seu lugar pelo lado esquerdo do ataque e é um jogador que pode sempre fazer a diferença. Assim, a inclusão de Horta pelo meio é a solução mais expectável para este confronto com os estorilistas.

Para além da qualidade de Ricardo Horta, o atual técnico do SC Braga ainda conta com o factor extra que esta partida traz para o jogador, já que o Estoril é mesmo uma das vítimas favoritas do avançado luso. Na sua carreira, Horta apontou nove golos aos canarinhos - oito no campeonato e um na Taça da Liga -, um número que apenas é igualado pelos tentos que já fez ao Paços de Ferreira. Uma arma importante para os bracarenses para voltarem aos triunfos e seguirem envolvidos na batalha pelo 3.º lugar.