27 novembro 2023, 16:57
António Silva eleito melhor defesa do mês
Central do Benfica levou a melhor sobre Otávio (Famalicão) e Marcelo (Moreirense)
Duelo ardente entre equipa mais concretizadora da Liga e segundo melhor desempenho defensivo da competição; ainda mais interessante: Simon Banza enfrenta António Silva
SC Braga e Benfica discutem esta noite posição classificativa na tabela da Liga, avançando para o encontro separados por um ponto (29-30) e ocupando 4.º e 3.º lugares, respetivamente.
A proximidade na classificação já seria interesse quanto baste, mas há mais, muito mais, neste duelo ardente do Minho, que se joga na jornada de outro clássico, mas em Lisboa, entre Sporting e FC Porto, os dois primeiros da tabela.
Em Braga, mora, de longe, o melhor ataque de todo o campeonato (36 golos) e o melhor marcador da Liga, Simon Banza, com 13 golos — o fenomenal atacante do Sporting, Gyokeres, vai a quatro (!) golos. Na Luz, vive a segunda melhor defesa (10 golos sofridos, só mais um do que o FC Porto). E algo ainda mais relevante.
27 novembro 2023, 16:57
Central do Benfica levou a melhor sobre Otávio (Famalicão) e Marcelo (Moreirense)
António Silva, o melhor defesa da Liga Portugal nos meses de outubro e novembro (14,29 por cento das escolhas dos treinadores), está de volta, depois de castigo, fresco e concentrado na missão de alto risco que é enfrentar, e travar, Simon Banza. E aí reside um dos grandes, quiçá o maior, interesses do encontro.
De resto, é preciso dizer que Braga foi o primeiro palco a vergar o Benfica de Schmidt e é também o palco principal onde os encarnados não vencem há mais tempo: desde 21 de março de 2021. São 3 jogos de jejum.
Álvaro Djaló, um dos três marcadores do SC Braga no 'top' de marcadores da Liga, com o 11.º lugar e 5 golos na carteira — Ricardo Horta é o 4.º, com 7 golos —, estará a caminho da partida, já recomposto do ponto de vista físico, e constitui grande notícia para Artur Jorge, treinador dos bracarenses.
16 dezembro 2023, 08:30
Avançado tem trabalhado de forma a estar disponível para a receção ao Benfica. Artur Jorge ainda não perdeu com as águias a jogar em casa. Última derrota na Pedreira foi em 2020/21
O treinador dos minhotos considera o Benfica «principal candidato ao título» de campeão nacional, mas na antevisão referiu igualmente «a ambição de somar três pontos e continuar o período ascendente». «Juntar três pontos a mais uma boa exibição, tal como temos vindo a fazer e assim conseguirmos ultrapassar este rival», sublinhou Artur Jorge.
SC Braga deve alinhar com Matheus; Víctor Gómez, Serdar, José Fonte e Borja; Al Musrati e Zalazar; Álvaro Djaló, João Moutinho e Ricardo Horta; Simon Banza.
O regresso de António Silva à ação, depois de ter cumprido um jogo de castigo na Liga dos Campeões (Tomás Araújo foi o titular em Salzburgo), é a grande novidade do Benfica.
A grande dúvida aponta para o ataque: Arthur Cabral será... calcanhar de Aquiles de Tengstedt, roubando-lhe a titularidade, após o golo de Salzburgo, ou Schmidt será conservador, recorrendo ao mais trabalhador dos seus avançados?
Na antevisão, o treinador alemão não facilitou: «Para ser sincero ainda não decidi quem vai jogar. Casper [Tengstedt] corre muito, ajuda ao pressing no meio-campo, Petar [Musa] também o faz. Já Arthur [Cabral] é um tipo diferente de avançado, pode jogar melhor do que tem mostrado até agora, veremos.»
Benfica deve alinhar com Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Arthur Cabral.