SC Braga: Abel Ruiz ameaça Simon Banza
Espanhol pode assumir o lugar de ponta-de-lança no dérbi com o V. Guimarães; bis na última partida desbloqueou veia goleadora; Banza não fatura há cinco jogos consecutivos.
De entre as alterações forçadas - devido a castigos - que Rui Duarte vai ter de efetuar para o dérbi deste sábado (20.30 horas), frente ao Vitória de Guimarães, há uma que deve acontecer na procura de fazer golos no Estádio D. Afonso Henriques. Abel Ruiz pode surgir no lugar do melhor marcador da equipa, Simon Banza, que atravessa um período menos efusivo na temporada, pois não fatura há cinco jogos consecutivos.
Por outro lado, o avançado espanhol, de 24 anos, soma três golos e uma assistência nas últimas seis partidas, sendo que frente ao Casa Pia, na 32.ª jornada da Liga, bisou e o treinador interino dos guerreiros pode muito bem querer aproveitar o momento, de forma a ‘ferir’ o rival vimaranense.
Apesar de nas últimas seis partidas, Simon Banza ter marcado por duas vezes - também um bis frente ao Portimonense -, a verdade é que já não fatura há cinco rondas, tendo deixado fugir a possibilidade de ainda conquistar a BOLA de Prata (Gyokeres leva 27 golos), mantendo-se nos 21 tentos. Mas, o principal indicativo de uma eventual mudança no ataque bracarense é a saída do internacional pela República Democrática do Congo ao intervalo, na partida com os gansos. Para o seu lugar entrou Abel Ruiz que foi absolutamente decisivo no triunfo por 4-3 e na conquista dos três pontos, mantendo o SC Braga bem inserido na luta pelo 3.º lugar do campeonato.
Relativamente às alterações obrigatórias, em relação ao onze apresentado perante o Casa Pia, Rui Duarte não pode contar com os castigados Paulo Oliveira (acumulação de amarelos) e Álvaro Djaló (expulso). Assim, no eixo da defesa deve aparecer José Fonte quase três meses depois da última titularidade - 18 de fevereiro na jornada 22 frente ao Farense. No ataque, a ala direita deve ser entregue ao capitão Ricardo Horta e consequentemente, o meio-campo fica para Vítor Carvalho (novidade), João Moutinho e Rodrigo Zalazar. Também Víctor Gómez, após ter cumprido um jogo de suspensão deve regressar ao lado direito da defesa.
Entretanto, avançado Nuno Patrício, de 18 anos, renovou contrato com o SC Braga, prolongando o seu vínculo com os guerreiros até junho de 2027. Na presente temporada, ao serviço dos sub-19, soma 12 golos, sendo que também já faturou pelos sub-23 e estreou-se na Liga 3 pela equipa B dos bracarenses.
Sendo presença assídua na seleções nacionais jovens, o avançado demonstrou satisfação com a extensão do vínculo e apontou ao futuro.
«O meu objetivo é apenas um, chegar à equipa principal e fixar-me no plantel. Trabalharei para alcançar este patamar de excelência o mais rapidamente possível. Sei que não será fácil, mas estou pronto para ultrapassar qualquer obstáculo.»