Santa Clara-FC Porto: a segunda jornada começa nos Açores
Estádio de São Miguel (Foto: Raquel Roque)

ANTEVISÃO Santa Clara-FC Porto: a segunda jornada começa nos Açores

NACIONAL16.08.202407:30

Dragões querem dar sequência à vitória na ronda inaugural, ante o Gil Vicente (3-0). Insulares, muito elogiados por Vítor Bruno, também triunfaram na estreia na Liga, na casa do Estoril (4-1)

Santa Clara e FC Porto medem forças esta sexta-feira, no Estádio de São Miguel, no duelo que abre a segunda jornada da Liga 2024/25. Ambos os conjuntos têm três pontos somados, fruto de triunfos na ronda inagural do campeonato.

Enquanto os azuis e brancos receberam e venceram sem espinhas o Gil Vicente, no Dragão (3-0), os açorianos foram até à Amoreira bater de forma expressiva o Estoril (4-1).

Histórico de confrontos

Apenas por duas vezes na história o Santa Clara conseguiu levar a melhor sobre o FC Porto, em partidas nos Açores. Ao todo, nos 10 confrontos entre os dois emblemas, em São Miguel, os azuis e brancos venceram sete vezes, com um registo de golos amplamente favorável (18 golos contra 9.)

A última visita dos dragões ao terreno do Santa Clara aconteceu na época transata, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Os portistas, comandados por Sérgio Conceição, venceram por 2-1, num jogo envolto em enorme polémica.

Recorde-se que o encontro, inicialmente disputado no dia 7 de fevereiro, acabou por ser adiado ao fim de 27 minutos, dadas as péssimas condições do relvado. Mais tarde, no dia 29 do mesmo mês, o FC Porto conseguiu anular a desvantagem e consumar a reviravolta, seguindo para as meias-finais da prova rainha, que, de resto, viria a conquistar.

Oficial: Santa Clara-FC Porto adiado

7 fevereiro 2024, 17:10

Oficial: Santa Clara-FC Porto adiado

Duelo entre açorianos e dragões, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, foi suspenso aos 27 minutos pelo árbitro Gustavo Correia, devido ao mau estado do relvado

SANTA CLARA

Treinador: Vasco Matos

Sistema tático: 3x4x3

Onze provável: Gabriel Batista; Sidney Lima, Venâncio, Alysson; Lucas Soares, Adriano Firmino, Pedro Ferreira, MT; Vinícius Lopes, Alisson Safira, Gabriel Silva.

Lesionados: Pedro Pacheco

Figura: Alisson Safira

O ponta-de-lança brasileiro foi a grande figura do triunfo contundente dos açorianos no Estádio António Coimbra da Mota, ao apontar um golo e uma assistência. Após meia época produtiva na Liga 2, com seis tentos, será o principal foco do ataque da turma de Vasco Matos.

A antevisão de Vasco Matos:

FC PORTO

Treinador: Vítor Bruno

Sistema tático: 4x2x3x1

Onze provável: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, Galeno; Alan Varela, Eustáquio; Gonçalo Borges, Nico González, Iván Jaime; Danny Namaso

Lesionados: Zaidu, Marcano e Francisco Conceição

Figura: Iván Jaime

Dois jogos, dois golos para o criativo espanhol. Depois de uma primeira temporada difícil no Dragão, o ex-Famalicão cimenta um lugar no onze dos azuis e brancos, com Vítor Bruno ao leme.

A antevisão de Vítor Bruno: