20 dezembro 2023, 13:05
Boavista, Leixões e Vilaverdense notificados pela falha de cumprimento do controlo salarial de dezembro
Liga Portugal informou que os clubes têm 15 dias para reverterem situação
Joaquim Evangelista está em constante contacto com os capitães das equipas em causa, nomeadamente, Boavista, Leixões e Lank Vilaverdense
Na sequência do comunicado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a dar conta de que Boavista (Liga), Leixões e o Lank Vilaverdense (Liga 2) não tinham cumprido a obrigação de mostrar, até 15 de dezembro, a inexistência de dívidas salariais quanto aos meses de setembro, outubro e novembro, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, pronunciou-se sobre o tema.
20 dezembro 2023, 13:05
Liga Portugal informou que os clubes têm 15 dias para reverterem situação
«É um facto que existe incumprimento salarial, que isso causa impacto na vida pessoal e familiar dos jogadores e que põe em causa a própria credibilidade das competições. Os futebolistas têm dado respostas e estão disponíveis, mas é preciso haver diálogo sério e responsável. Quando os clubes não conseguirem efetuar isso, têm de ser as entidades competentes a exigirem que o façam», realçou, em declarações à agência Lusa.
«Estamos a falar de uma condição básica para estar numa competição profissional. Nós fizemos um esforço enorme durante anos para acabar com os incumprimentos salariais. Estes clubes não podem vir a pôr em causa tudo o que foi feito. Não é aceitável para os futebolistas e para os trabalhadores, em primeiro lugar, nem para os demais adversários que estão em prova. É um tema urgente e sério. Há clubes historicamente associados a este problema, pelo que é preciso encontrar soluções imediatas para o caso», acrescentou.
As três SADs têm agora um prazo adicional de 15 dias para regularizar a situação junto de futebolistas e treinadores, sob pena de, segundo o Regulamento Disciplinar da LPFP, receberem uma subtração de dois a cinco pontos nas provas em que competem.
«A Liga já tem conhecimento disso, nós estamos articulados, está a decorrer o controlo financeiro e é necessário que Boavista, Leixões e Lank Vilaverdense façam um esforço, principalmente neste período de Natal, que é muito sensível para as famílias», realçou Evangelista.