8 junho 2024, 19:55
Pela primeira vez, Portugal perde com a Croácia
Nunca antes tinha a seleção croata conseguido derrotar a seleção nacional
Antigo guarda-redes de Portugal tem ligação especial a Livakovic e Subasic devido a uma estatística curiosa...
Após o apito final da derrota com a Croácia, no Jamor, Ricardo, antigo dono da baliza de Portugal e atual treinador de guarda-redes da seleção nacional, tirou uma fotografia com Livakovic, titular dos croatas, e Subasic, ex-futebolista e também treinador de guarda-redes do adversário deste sábado.
8 junho 2024, 19:55
Nunca antes tinha a seleção croata conseguido derrotar a seleção nacional
A razão? Até hoje, foram os únicos três guarda-redes que conseguiram defender três penáltis numa única disputa de grandes penalidades num Mundial.
O português conseguiu esse feito em 2006, torneio que se realizou na Alemanha, frente à Inglaterra, em que defendeu os remates de Lampard, Gerrard e Carragher. Essas defesas eliminaram os ingleses e apuraram os portugueses para as meias-finais da competição, onde acabariam por ser afastados pela França (0-1), com golo de Zidane, precisamente de penálti.
Já Subasic destacou-se em 2018 na Rússia contra a Dinamarca, onde evitou os golos de Eriksen, Schone e Jorgensen, nos oitavos de final do torneio. Nos quartos voltou a agigantar-se na baliza, com Smolov e Mario Fernandes a falharem o golo, permitindo chegar ao jogo decisivo, onde os croatas perderam com os franceses (1-4).
Por fim, o agora jogador de José Mourinho no Fenerbahçe, Livakovic, foi o herói croata no último Mundial, no Catar, e foi crucial para a Croácia chegar novamente às meias-finais. O guarda-redes defendeu os remates de Minamino, Mitoma e Yoshida, quebrando o sonho dos japoneses em seguir para os quartos de final. Nessa fase seguinte, a seleção de Zlatko Dalic deixou pelo caminho o Brasil, com Rodrygo e Marquinhos a não conseguirem marcar.