Rui Vitória: «Benfica sem iniciativa esteve sempre sujeito ao que o FC Porto ia fazendo»

ENTREVISTA Rui Vitória: «Benfica sem iniciativa esteve sempre sujeito ao que o FC Porto ia fazendo»

NACIONAL05.03.202422:23

Rui Vitória, em grande entrevista a A BOLA, não se escusou a comentar o clássico do último domingo

Rui Vitória foi um espetador atento do clássico que terminou com a vitória do FC Porto sobre o Benfica por 5-0.

Para o técnico ribatejano, que orientou os encarnados no Dragão, para a Liga, por três vezes, perdendo um jogo (1-0) e empatando os outros dois (1-1 e 0-0), verificou-se «uma vitória categórica do FC Porto.» E para que isto acontecesse, segundo Rui Vitória, «o FC Porto percebeu que era um jogo fundamental e atirou-se a ele com muita determinação e convicção. Desde o primeiro minuto sentiu-se que estava ali para impor a sua lei e vencer a partida.»

Por outro lado, «o Benfica não conseguiu ter qualquer iniciativa e esteve sempre sujeito ao que o FC Porto ia fazendo. Os dragões apresentaram-se muito bem preparados, a saber o que tinham de explorar, aproveitando, ao máximo, as fragilidades do Benfica.»

Aprofundando a análise, o técnico do tetra encarnado afirmou que «o FC Porto atacou muito bem as zonas fundamentais, nomeadamente, na primeira zona de construção. Conseguiu começar sempre de uma forma muito tranquila e bem definida, o que permitia que a colocação da bola em zonas especificas do meio campo, para entrar, depois, na linha defensiva do Benfica. Conseguiu fazer estas ligações muito bem, atraindo a pressão e dando tempo, inclusive, para os seus laterais estarem envolvidos e a carregar sobre os laterais contrários em situações de dois contra um.» Já a sua antiga equipa «teve uma resposta muito abaixo do que era expectável. Grande mérito do Porto. Foi uma equipa com grande iniciativa, grande disponibilidade física e mental e enorme convicção no que tinha para fazer. Foi, indiscutivelmente, um justo vencedor.»