Rui Costa recorda Eriksson: «Estará sempre connosco, ficará eternamente na história do Benfica»

NACIONAL26.08.202418:45

Presidente do Benfica prestou tributo ao treinador sueco, que morreu esta segunda-feira

Rui Costa, presidente do Benfica, prestou homenagem a Sven-Göran Eriksson na entrada para a cerimónia dos Prémios da Liga Portugal.

«É um dia muito triste para todos os benfiquistas, e desde já mandar daqui um forte abraço a toda a família do mister Eriksson e dizer-lhes que para nós foi um orgulho enorme e será sempre um orgulho enorme ter tido na nossa casa um homem tão importante e tão bom como Sven-Göran Eriksson. Em boa hora conseguimos ainda fazer uma homenagem sentida a uma pessoa que sabemos que também tinha o Benfica no coração e levou o Benfica no coração também e, portanto, em nome de todos os benfiquistas, um abraço muito forte a toda a família. É um dia de facto muito triste para nós, mas ao mesmo tempo de grande orgulho de termos tido na nossa história um homem tão bom, treinador tão bom e, acima de tudo, um ser humano tão bom como Eriksson», começou por dizer o presidente das águias.

Rui Costa considera que além de ter marcado «a história do Benfica ou uma parte da história do Benfica», o antigo treinador sueco «marcou também uma parte da história do futebol português e até do futebol internacional».

A ligação pessoal

O antigo número 10 do Benfica fez questão de relembrar que foi Eriksson quem o colocou como titular nas águias pela primeira vez, destacando ainda a ligação que o treinador desenvolveu com os clubes e países por onde passou: «É um homem querido por todos os sítios por onde passou, não só pelos clubes que representou, mas também pelos países em que trabalhou e isso mostra a qualidade humana que este senhor tinha. Eu, particularmente, tenho um carinho ainda mais especial, porque ele que me pôs pela primeira vez a titular no Benfica. Guardei para toda a minha carreira todos os ensinamentos que ele me deu e tenho uma ligação muito forte pessoalmente por isso mesmo, mas enquanto benfiquista estou no mesmo patamar de todos os benfiquistas no sentido de que, para nós, era uma pessoa que marcou muito, era uma pessoa extremamente querida para todos nós.»

Rui Costa e Eriksson na homenagem ao treinador sueco no Benfica-Marselha, em abril. Foto: Miguel Nunes

Homenagens futuras

Eriksson foi homenageado no Estádio da Luz em abril, num jogo para a Liga Europa frente ao Marselha, mas Rui Costa admite que algo mais poderá ser feito no futuro em memória do treinador sueco. «Eriksson ficará sempre connosco, estará sempre connosco É um homem muito marcante da nossa história, como sabem. Repito, em boa hora conseguimos fazer uma homenagem digna de tudo o que ele foi para o nosso clube e com certeza iremos fazer mais porque não é só um treinador que está na história do Benfica, é um homem que está na história do Benfica e ficará eternamente na história do Benfica», concluiu o presidente dos encarnados.

Tags: