ENTREVISTA A BOLA «Rui Costa precisa de equipa renovada na Direção do Benfica»

NACIONAL20.07.202408:45

Mauro Xavier entende que não está a ser feito tudo o que poderia ser feito

— Defendeu, na AG de junho, marcação de eleições antecipadas, mas recandidatura de Rui Costa com uma nova equipa. Pergunto-lhe, pois, qual é o problema da atual equipa diretiva do Benfica?

— Acho que perdeu a vontade de fazer coisas. Não tem a ver com a qualidade das pessoas porque sou amigo de várias delas, tem a ver com o estar num lugar há muito tempo. Temos a tendência de achar que tudo o que era para ser feito está a ser feito. Por isso sou, também, a favor da limitação de mandatos, porque é contra a natureza humana fazer a mesma coisa durante muito tempo. Portanto, Rui Costa assumia a presidência, mas acho que precisa de uma equipa renovada, com fogo novo, com vontade de construir muitos projetos e muitas ideias. E eu tenho visto poucos novos projetos do Benfica. A segunda razão é que entrar num ano de eleições, ou estar a sensivelmente um ano das eleições, com uma contestação elevada como temos visto, quer ao treinador, quer ao presidente, não é bom para a estabilidade do clube. E isso permitiria que aquele 1% de benfiquistas que se acha mais benfiquista que os outros e que fala mais alto e acha que representa todos nós – somos 375 mil e 3 mil é ainda menos de 1% — perceber de vez o projeto e respeitar a maioria que todos quereriam. Porque o presidente do Benfica foi eleito com 84% de votos há 3 anos, tem toda a legitimidade para continuar a sê-lo, mas tem aqui um problema. A legitimidade do voto, também tem de ser a legitimidade da ação e esta auditoria veio tirar alguma legitimidade de ação, não eleitoral, mas moral.

«O Benfica há muito que discute mais pessoas do que ideias»

20 julho 2024, 08:30

«O Benfica há muito que discute mais pessoas do que ideias»

Mauro Xavier é sócio do Benfica, foi voz ativa na última Assembleia Geral do clube e diz ser «um benfiquista doente», mas recusa abordar uma eventual candidatura à presidência. O discurso, todavia, poderia ser de um candidato

Tags: