«Rui Costa está muito, muito bem como presidente do Benfica»

Exclusivo A BOLA «Rui Costa está muito, muito bem como presidente do Benfica»

FUTEBOL02.10.202323:00

Fabio Capello, em exclusivo a A BOLA, elogia Inter, mas também identifica fragilidades na equipa de Simone Inzaghi; indica como o Benfica pode ter sucesso em Milão; e elogia o presidente das águias: «É uma grande pessoa!»

Fabio Capello, senador do futebol italiano, campeoníssimo como jogador e, sobretudo, treinador, agora comentador de televisão na Sky, acredita que o Benfica pode ter sucesso, esta terça-feira, diante do Inter, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Nada lhe escapa, aos 77 anos, do que se passa no relvado e também fora dele. De tal forma que até avaliou o trabalho de Rui Costa como presidente do Benfica. 

Foi só à quarta tentativa, e com muitos cortes na chamada telefónica, que Fabio Capello falou com A BOLA. Não pelo tempo desejado, sobretudo para quem tem tanto para perguntar. O mote da conversa, claro, seria o Inter-Benfica e, apesar da pressa e da agenda ocupada, o treinador antecipa que qualquer das equipas pode ter sucesso. 

O Inter sofre com equipas que sabem trocar a bola. Como o Benfica. Precisa de jogar melhor do que contra a Real Sociedad

Muito mudou desde a última época, na qual as equipas se encontraram nos quartos de final da Liga dos Campeões, com vantagem para os nerazzurri (2-0 na Luz e 3-3 no Giuseppe Meazza), mas Fabio Capello continua a ver o Inter como «equipa forte». A equipa de Simone Inzaghi acaba de vencer, fora, a Salernitana por 4-0, mesmo poupando alguns jogadores, soma seis vitórias e uma derrota na Serie A e empatou com a Real Sociedad (1-1), no País Basco, jogo no qual sentiu muitas dificuldades e só conseguiu marcar, por Lautaro Martínez, aos 87 minutos. 

E foi, justamente, no jogo da Champions, e também na derrota com o Sassuolo no campeonato, que o Inter mostrou as maiores fragilidades. «O Inter sofre com equipas que conseguem ter e sabem trocar a bola. Como o Benfica», assinala Fabio Capello, que alerta para a capacidade dos 'nerazzurri' nas saídas rápidas para o ataque quando recuperam a bola: «É uma equipa muito perigosa no contra-ataque.» 

Fabio Capello sublinha que o Benfica, no Giuseppe Meazza, tem de «ser corajoso e estar muito bem organizado» para conseguir um bom resultado. O treinador ainda não tem certezas sobre a equipa titular dos italianos, já que Simone Inzaghi «fez rotação» na última partida. De uma coisa Capello está convencido: «O Inter tem de jogar melhor do que fez com a Real Sociedad. Empatou mas sofreu.» 

«Grande Rui Costa»

Rui Costa, ontem, à partida para Milão. Sérgio Miguel Santos/ASF

Com o tempo a esgotar-se, Capello aceitou falar ainda de Rui Costa. O lastro da passagem pela Fiorentina e Milan está longe de desaparecer, sobretudo para quem tem a memória ainda fresca do que o maestro fazia nos relvados. E como se comportava fora deles. «Vejo Rui Costa muito, muito bem como presidente do Benfica. Está a fazer um excelente trabalho», começou por dizer, para fazer uma confissão: «Gosto muito dele.» 

«Foi um grande jogador, não é preciso dizer muito sobre isso, e é uma grande pessoa. Conheço-o bem, ainda há pouco tempo falámos», rematou o senador do futebol italiano.