Rui Costa: «A partir de hoje este documento é do Benfica»

Presidente do Benfica encerrou Assembleia Geral Extraordinária com agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o processo de revisão de estatutos

Rui Costa encerrou o terceiro capítulo da Assembleia Geral Extraordinária, de revisão dos estatutos de Benfica, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que a discussão na especialidade tenha ficado agora encerrada. Fica a faltar a votação final, perante a versão final do documento.

Benfica: terceiro capítulo da assembleia dos estatutos

14 dezembro 2024, 07:30

Benfica: terceiro capítulo da assembleia dos estatutos

Sócios retomam a Assembleia Geral Extraordinária. Temas fortes em discussão: listas separadas para a eleição dos órgãos sociais, segunda volta das eleições e votos das casas. AGE não deve acabar hoje

«Quero agradecer a todos aqueles que, ao longo deste período, participaram ativamente neste processo tão importante para a vida do nosso clube, começando pela comissão [de revisão dos estatutos], pelo excelente trabalho que desenvolveu, à minha Direção, em nome de Jaime Antunes, que ficou responsável por esta matéria, a todos os sócios que foram participando ao longo de três longas sessões e contribuíram ativamente para um documento que, enquanto presidente, me deixa muito feliz», começou por dizer o presidente encarnado.

«Saio daqui muito feliz porque, independentemente das ideologias ou das vontades de cada um e das alíneas que foram discutidas, este documento foi feito pelos sócios do Benfica. Não importa, agora, se eu, a Direção ou quem está desse lado preferia que esta alínea fosse a, b, c ou d. Importa que foi escolhido pelos sócios do Benfica em três assembleias gerais longas. Como alguém aqui disse, se alguém quisesse alterar, que estivesse presente. Uns não puderam outros não quiseram. Portanto, a partir de hoje este documento é do Sport Lisboa e Benfica e não da Direção ou de a, b, c ou d», acrescentou.

Rui Costa defendeu mesmo que este foi «o processo mais democrático da história do clube», no sentido em que «não está estatutos tão democráticos como estes».

O presidente do Benfica deixou ainda um agradecimento especial a Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, lembrando que este substituiu Fernando Seara a meio da primeira sessão para discutir os estatutos na especialidade. «Já não seria um processo fácil, muito menos foi da forma como ele assumiu o cargo, a determinada altura, no meio de uma Assembleia Geral», reforçou o líder encarnado.

Entre as principais alterações à proposta de consenso aprovadas este sábado, destaque para a apresentação de listas separadas às eleições para os órgãos sociais do clube e a possibilidade de uma segunda volta, caso nenhuma das listas consiga mais de 50 por cento dos votos. Nesse cenário, a segunda volta será disputada entre as duas listas mais votadas, e no prazo máximo de 15 dias.

Já a fechar a Assembleia Geral Extraordinária foi aprovada também a eliminação do artigo que consagrava o direito de voto das Casas do Benfica.

Foi igualmente aprovada a possibilidade de marcar uma Assembleia Geral Extraordinária por sócios que reúnam 10 mil votos, uma terceira reunião ordinária prevista para discutir a época desportiva, e ainda que as AG sejam realizadas em dias não úteis, e convocadas com 30 dias de antecedência mínima.

De recordar que os sócios do Benfica serão ainda convocados para votar a versão final do documento de revisão dos estatutos. Caso o documento não venha a ser aprovado, permanecem em vigor os estatutos atualmente em vigor.

Tags: