Rui Borges: «Enquanto pudermos, vamos lutar por esse quinto lugar»
Rui Borges, treinador do Moreirense, Foto EPA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO

Rui Borges: «Enquanto pudermos, vamos lutar por esse quinto lugar»

NACIONAL29.03.202413:25

Moreirense visita o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, na 27.ª jornada da Liga

Oito pontos separam o Moreirense (6.º) e o Vitória de Guimarães (5.º), clubes que se defrontam às 15h30 deste sábado. Faltam apenas oito jornadas para terminar o campeonato e a ambição de subir na tabela ainda está presente nos planos de Rui Borges.

«Já está difícil e se não ganharmos fica mais complicado encurtar a distância, mas não estamos focados apenas nisso. Vamos preparados para um jogo diferente e para defrontar um grande Vitória, que está a fazer um campeonato fantástico, com o Álvaro a fazer um grande trabalho, dentro de um clube que tem o seu espírito. É sempre um jogo muito intenso, diferente, é um dérbi. Temos de desfrutar do jogo perante um adversário com qualidade coletiva e individual. Não estou tão preocupado com o quinto lugar, o foco diário não é esse. Queremos crescer coletivamente, essa é a nossa meta. Não queremos que haja relaxamento nesta fase da época. O Vitória, certamente, olha mais para frente. Enquanto pudermos vamos lutar por esse quinto lugar», disse o treinador do Moreirense na conferência de antevisão, que se realizou esta sexta-feira.

Na primeira volta, os cónegos venceram por 1-0 em casa, mas Rui Borges espera um «jogo diferente» em Guimarães, agendado para as 15h30 deste sábado.

«O palco e o ambiente são diferentes. Os adeptos adversários transcendem-se sempre, mas isso pode servir para nos motivar. Já se nota um Vitória mais forte, com mais tempo de trabalho com o mister Álvaro. O tempo dá consistência ao trabalho. Vão ser duas equipas a querer ganhar, a respeitar o jogo, a ter prazer de jogar. Acredito que vai ser um bom jogo, são duas equipas que merecem estar onde estão».

O campeonato é retomado após os jogos das seleções e Rui Borges acredita que os benefícios dessa mesma paragem são «subjetivos».

«Felizmente estamos num momento bom. Ganhamos tempo para recuperar os jogadores, mas a realidade é que os jogadores gostam é de jogar. Prefiro ter jogos para evitar que os jogadores descansem, isto porque mentalmente há sempre um relaxamento quando não há jogos. Quanto mais tempo passa, menos tempo falta para terminar a época e fica mais difícil evitar esse relaxamento. Mas é um grupo que tem revelado um grande compromisso, um foco acima da média».

Álvaro Pacheco, treinador do Vitória de Guimarães, deixou muitos elogios à equipa de Moreira de Cónegos, principalmente a Rui Borges.

«Agradeço as palavras em relação ao trabalho do Moreirense. Acredito que essas palavras têm que ver com o facto de sermos equilibrados em todos os momentos de jogo, acho que é por isso que falou em «armadilhas». O meu grande desafio é ser consistentes em todos os momentos do jogo. Vamos ganhar jogos em posse, mas também em transições, estamos identificados com todos os momentos», disse Rui Borges.