Rui Borges cauteloso: «O 3-0 não nos garante absolutamente nada»
Rui Borges treinador do Vitória de Guimarães. Imagem: ESTELA SILVA/LUSA

Rui Borges cauteloso: «O 3-0 não nos garante absolutamente nada»

NACIONAL28.08.202417:54

Técnico do V. Guimarães projeta a segunda mão do play-off da Liga Conferência, ante o Zrinjski Mostar, da Bósnia

Rui Borges alerta para os perigos da segunda mão do play-off da Liga Conferência, diante do Zrinjski Mostar, vice-campeão bósnio, apesar do triunfo expressivo do Vitória de Guimarães na primeira mão, no Estádio D. Afonso Henriques (3-0).

Na sala de imprensa do estádio Bijeli Brijeg, palco do encontro desta quinta-feira, o técnico dos conquistadores projetou uma partida que antevê exigente, e que pode levar os vimaranenses a fazer história, tornando-se a primeira equipa portuguesa a marcar presença na fase principal da terceira prova da UEFA.

«Estamos sempre em alerta. Os jogadores nunca demonstram superioridade em relação ao que seja, nem andam confortáveis. São ambiciosos, têm demonstrado esse querer, foi o que fizemos e é o que vamos fazer. Entrar para ganhar, com a mesma atitude. Perceber onde vamos estar inseridos desde o primeiro minuto. Acredito que estará um ambiente bom que nos motive de forma positiva», começou por dizer Rui Borges.

A qualificação, frisa, é importante para o Vitória a todos os níveis: «É importante a todos os níveis, não só financeiro, como para o Vitória, pra Portugal, para os jogadores, para o currículo. É um conjunto todo, não só em termos financeiros. não olhamos só para esse aspeto. Olhamos para o aspeto de que toda a gente sai valorizada. É um grande objetivo nosso. É importante para o país pontuar para termos mais equipas nas competições europeias. Temos feito o nosso papel e temos de continuar a fazer. É uma missão e um compromisso. Temos de estar cientes de que passaremos por dificuldades desde o primeiro minuto. Temos de estar capazes de lidar com elas. Tudo faremos para sair daqui com a passagem alcançada.»

Depois de um jogo mais defensivo na cidade berço, o Zrinjski vai procurar ferir os vitorianos, sublinha o timoneiro dos conquistadores. «Será uma equipa que procurará condicionar, atacar a nossa baliza. Não irá entrar com a mesma estratégia que em Guimarães. Conseguimos ganhar 3-0, mas estivemos muito tempo sem fazer golos. Condicionaram bastante. É ter essa noção de que têm mais experiência do que nós na Europa nos últimos anos, ganham a equipas boas e temos de estar cientes das dificuldades. O 3-0 não garante absolutamente nada, temos de estar ligados. É uma equipa competitiva e mostraram-no em Guimarães. Essa coragem e competitividade são necessárias porque é um jogo que dita muito. Queremos ser os primeiros em Portugal a entrar na competição.»

Por fim, Rui Borges garantiu que o desaire na última jornada, diante do Aves SAD, não abala o percurso dos vimaranenses. «Senti tristeza, vínhamos de uma fase muito positiva, mas não abala nada o que fizemos. Fizemos tudo para ganhar, os jogadores tiveram um comportamento fantástico. É passar à frente, pensar no próximo jogo, amanhã, que garante entrada na Conference. É esse o objetivo e é nisso que estamos focados», realçou.