Rúben Dias e Vitinha na luta pela Bola de Ouro

INTERNACIONAL28.10.202409:00

Defesa-central do Manchester City e médio do PSG na lista de 30 nomeados para o galardão que distingue o melhor jogador do Mundo. Troféu entregue esta segunda-feira em Paris

Rúben Dias e Vitinha são os portugueses candidatos a receber a 68.ª Bola de Ouro. A cerimónia de entrega do troféu está marcada para esta segunda-feira, a partir das 19.45 horas, no Teatro Châtelet, em Paris, e o defesa-central do Manchester City e o médio do PSG constam na lista de 30 nomeados por aquilo que mostraram na época de 2023/2024.

O sucessor de Lionel Messi — recordista com oito galardões, mais três que Cristiano Ronaldo, cujas 18 nomeações são outro máximo na história de um prémio instituído em 1956 pela revista francesa France Football — será determinado pela votação de um júri internacional de jornalistas.

Um representante por país dos 100 melhores classificados no ranking FIFA (50 no troféu feminino) seleciona 10 jogadores da referida lista de 30 — definida pela redação da France Football, por elementos da redação do jornal L'Équipe, pelo melhor jurado da edição anterior (Costa Rica para a Bola de Ouro masculina e África do Sul para a Bola de Ouro feminina) e pelos embaixadores da UEFA Luís Figo para o troféu masculino e Nadine Kessler para o troféu feminino — que são pontuados com 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto.

Em caso de empate, os jogadores são separados pelo número de votos no primeiro lugar. Se o empate persistir, são separados pelo número de votos do segundo classificado, depois pelo número de votos do terceiro e assim sucessivamente.

Os três critérios definidos para a atribuição da Bola de Ouro — pela primeira vez entregue em parceria da France Football com a UEFA — são os «desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante, os desempenhos e conquistas da equipa, classe e fair play».

Além de Rúben Dias e Vitinha, mais três portugueses podem ser hoje premiados (ver quadros): Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, João Neves, médio do PSG, e Filipa Patão, treinadora da equipa feminina do Benfica.

Veja aqui os restantes prémios e respetivos nomeados