Rúben Amorim persegue melhor arranque (o do título...)
Vitória sobre o Moreirense iguala registo de 2020/2021. Manter invencibilidade em casa é um objetivo para a época. Fresneda pode ser uma das surpresas no onze dos leões
O Sporting respira confiança. Após um mercado positivo – para compensar a saída de Ugarte chegaram Gyokeres, Hjulmand e Fresneda -, os bons momentos de forma de jogadores como Paulinho, Diomande ou Gyokeres, o leão entrou na Liga a todo o gás. Com três triunfos (Vizela, Casa Pia e Famalicão) e um empate em Braga. Contas feitas, 10 pontos no total, que colocam a equipa leonina no topo da classificação. Um início muito positivo e que, para já, trás boas memórias. Até porque uma eventual vitória no domingo, diante do conjunto de Moreira de Cónegos, igualará o registo de… 2020/2021, precisamente o ano em que Rúben Amorim quebrou um longo jejum do título nacional.
Um ano verdadeiramente arrebatador em que, convém lembrar, o Sporting apenas cedeu quando já era… campeão, nomeadamente na visita à Luz, ao eterno rival, no qual saiu derrotado num emocionante (e escaldante…) 3-4. A fasquia está, assim, muito elevada, mas nesse ano, curiosamente, até já existem algumas semelhanças com a atual. Até porque nessa caminhada triunfante o leão, tal como agora, cedeu os primeiros pontos na 4.ª jornada, também com uma equipa do topo da tabela. Em 2020/2021 com o FC Porto (2-2) e agora foi em Braga (1-1).
Alerta Moreirense
A confiança está elevada, mas Rúben Amorim, após semana muito limitada devido à ausência de vários internacionais, deixou vários apelos ao grupo. Destacando, sobretudo, a importância de manter a invencibilidade em Alvalade – tendo como exemplo os desaires caseiros da última época diante do Chaves ou Boavista – mas também para um adversário que, nas últimas épocas, tem causado alguns dissabores ao leão. Esta será o 7.º duelo de Rúben Amorim contra a equipa minhota e no historial soma dois empates (2020 e 2021). Sem tropeços em Alvalade, mas sempre com vitórias pela margem mínima (na última temporada foi o inevitável Coates a decidir e a desbloquear).
Onze sem alterações
Rúben Amorim tem-se mantido fiel ao sistema e ao onze. Sem alterações com o Famalicão e SC Braga. E diante do Moreirense, salvo algum problema de última hora, também não haverão mudanças significativas. Algo que, ainda assim, estará dependente da avaliação da condição física dos jogadores que recentemente chegaram das seleções. De resto, Fresneda, o último reforço a chegar a Alvalade, é aquele que está mais perto de uma oportunidade para se mostrar. Uma entrada para o corredor direito que levaria à saída de Esgaio. Estes últimos dias, com o espanhol integrado nos trabalhos, foram muito importantes para ganhar rotinas e um melhor entendimento das ideias do técnico.