Manchester United sabe que será muito difícil chegar ao goleador nesta janela de inverno do mercado, mas continua muito atento a Geovany Quenda, que sinalizou mesmo antes da chegada do treinador português
Ruben Amorim prometeu não contratar ao Sporting em janeiro mas da imprensa inglesa chegaram ecos de que o treinador, muito por conta dos maus resultados do Manchester United, terá mudado de intenções. Gyokeres seria o alvo, garantiram esta semana, mas sabe A BOLA que o avançado não é o único leão para quem o técnico olha: também Geovany Quenda, sinalizado pelos red devils ainda antes de Amorim ter deixado Alvalade, entra nestas contas.
«Em janeiro não vou buscar ninguém ao Sporting. No verão não sei o que vou fazer. Principal ponto: aguentar-me até ao verão. Segundo ponto: logo se vê. Os jogadores do Sporting são grandes jogadores e logo se vê o que vai acontecer», eis a promessa de Ruben Amorim na véspera do jogo com o SC Braga, que se realizou a 10 de novembro (4-2) e que marcou a despedida do treinador dos leões.
LIVE Mercado de transferências: saiba tudo o que está a acontecer
O problema para os verdes e brancos pode ser mesmo a parte em que o técnico ressalvou que, primeiro, o principal ponto é aguentar-se até ao verão… Nesta altura, quando a Premier League joga a 20.ª jornada, os red devils ocupam a 14.ª posição, com 22 pontos — sete acima da linha de água, a 12 dos lugares europeus e a com menos 22 (!) do que o líder Liverpool, que hoje recebe a equipa do técnico português. Uma situação humilhante para um dos maiores clubes do mundo, um cenário que terá de ser revertido para bem do futuro de Amorim em Old Trafford.
Para reverter este contexto, reforços pode o técnico receber nesta janela do mercado de transferências, aberta em janeiro. A imprensa britânica apontou a Gyokeres, estrela maior da companhia leonina, supergoleador mundial no ano civil de 2024, com 62 golos, e que ainda na sexta-feira entrou em 2025 com um hat-trick no 4-4 com o Vitória de Guimarães. Mas sabe A BOLA que será difícil chegar aos valores pelos quais os leões aceitariam saída prematura do sueco e por isso, ontem, também alguma imprensa inglesa deu passo atrás e olhou para as dificuldades dum negócio agora, voltando a apontar para a promessa feita por Amorim.
A BOLA apurou, no entanto, que o caso de Geovany Quenda terá outra dimensão e pode entrar bem mais já nas contas de Ruben Amorim. Já entrava nas contas do Manchester United antes da chegada do ex-leão, os red devils a pensar reservar o extremo de 17 anos, grande revelação leonina na presente temporada, para o verão — como revelámos. Mas agora pode essa intenção passar ao imediato, sabendo que os verdes e brancos admitem negociar o extremo por valores na ordem dos 60 milhões de euros mais variáveis por objetivos, apesar da cláusula de rescisão ser de 100 milhões de euros — foi fixada nesse valor aquando da renovação de contrato até 2027.
Interesse dos ‘red devils’ intensifica-se e já há um valor que pode ser desbloqueador para se passar das abordagens às negociações. Acordo pode acontecer agora mas saída do ala será apenas no verão
Também a cláusula de rescisão de Gyokeres é de 100 milhões. O sueco e o português têm os mais altos valores do plantel, patamar que só mais um jogador teve em Alvalade: Bruno Fernandes, que curiosamente foi transferido em… janeiro de 2020 para o… United, por 55 milhões mais objetivos até ao total de 56 milhões de euros.
O avançado de 26 anos, recorde-se, tem contrato com o Sporting válido até 2028, foi contratado ao Coventry, do segundo escalão inglês, no verão de 2023 por 20 milhões (variáveis até 24 milhões) e nesta janela só sai mesmo pelos 100 milhões de euros já referidos. Mais fácil será portanto os ingleses avançarem primeiro por Quenda.