Ronaldo, Otávio e Luís Castro querem perseguir Jorge Jesus
Foto Twitter Oficial Al Hilal (@AlHilal_FC)

Antevisão Ronaldo, Otávio e Luís Castro querem perseguir Jorge Jesus

INTERNACIONAL06.12.202321:26

Al Hilal e Al Nassr jogam esta sexta-feira no campeonato saudita

Esta sexta-feira há campeonato na Arábia Saudita, com vários portugueses na luta pelos lutares cimeiros da classificação.

No encontro frente ao Al Nassr na passada jornada, a equipa de Jorge Jesus venceu categoricamente por 3-0 e lidera agora com sete pontos de avanço para a equipa de Cristiano Ronaldo. O próximo encontro é a visita ao Al Taee e a vontade é de manter (ou até aumentar) o fosso para os lugares inferiores.

No jogo para a Liga dos Campeões Asiática, frente ao Nassaji, o técnico português promoveu várias alterações no onze inicial, e adivinha-se que estas poupanças tenham como objetivo ter a equipa na máxima força na Liga. Jogadores como Mitrovic, Milinkovic-Savic, que começaram no banco, ou Rúben Neves, que não foi convocado, voltem ao onze do Al Hilal. O português encontra-se em risco de suspensão, por acumulação de amarelos, mas Jesus deverá contar com ele a titular.

Do outro lado está o Al-Taee, 12.º classificado da Saudi Pro League, apenas quatro pontos acima dos lugares de despromoção. A equipa está, no entanto, na melhor fase da época: venceu os dois últimos jogos e leva três vitórias e um empate nos últimos cinco encontros, ainda assim, muito longe das 15 vitórias consecutivas dos líderes do campeonato, os claros favoritos à vitória.

Em dia de renovação com o central Al-Amri, o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, Luís Castro e Otávio, prepara o dérbi frente ao Al Riyadh, ainda a recuperar da pesada derrota frente ao Al Hilal na passada jornada.

O treinador português promoveu, tal como Jorge Jesus, uma enorme rotação no passado encontro da equipa, para a Liga dos Campeões Asiática, e espera-se que regressem ao onze inicial atletas como Ronaldo, Otávio, Talisca, Sadio Mané, Brozovic ou Laporte. 

Na mesma cidade, o Al Riyadh parece disputar um campeonato diferente. A apenas três pontos dos lugares de despromoção, o conjunto treinado por Odair Hellmann está a lutar pela manutenção. Não será, de todo, a melhor altura para receber o Al Nassr, que procurará o controlo da partida.

O Al Taawoun pode terminar esta jornada na quarta posição da tabela. A equipa encontra-se a seis pontos do Al Nassr e está a fazer um campeonato surpreendente. Esta boa campanha não se deve, porém, às performances recentes. Nos últimos seis jogos da liga, o emblema apenas ganhou uma partida. É este fator que o Al Fayha, em nono lugar, procurará explorar. A forma dos clubes é parecida, o que puderá levar a um encontro equilibrado entre duas equipas que estão separadas na classificação por quatro equipas.

No fundo da tabela, encontram-se Al Khaleej e Abha. Ambos os conjuntos têm 13 pontos e apenas estão separados pela diferença de golos. Ainda assim, em termos de forma, o Abha está numa fase ligeiramente superior. A equipa vem de três derrotas seguidas, mas contra três equipas do top 6 da tabela, Al Ittihad, Damac e Al Ahli, sendo que eliminou este último da Taça do Rei da Arábia Saudita. Esta questão anímica poderá equilibrar o fator casa do Al Khaleej, numa partida em que ambos os conjuntos lutam por um «balão de oxigénio» na competição.