Ronaldo: «Os clubes exploram os jovens, deviam protegê-los»

INTERNACIONAL27.12.202416:33

Craque português aborda o calendário extenso de jogos e como isso pode afetar a longevidade dos jogadores

Cristiano Ronaldo pediu mais cuidado aos clubes com a utilização excessiva de jovens jogadores, tendo em conta a quantidade de jogos que são agora disputados todos os anos. Falando num painel nos Globe Soccer Awards (juntamente com Thibaut Courtois), que se realizam esta sexta-feira no Dubai, o jogador do Al Nassr foi perentório.

«Os clubes deviam proteger mais os jovens jogadores. Querem explorar o talento que os miúdos têm para obterem resultados. É normal, as empresas fazem o mesmo. Jogadores como Lamine Yamal e Jude Bellingham são muito novos, mas podem jogar a um nível alto com a minha idade, tal como eu, é possível. Mas os clubes não os deviam a obrigar fazer 70 jogos por ano, nem as seleções», atirou.

O português, assumindo que o número de jogos não irá diminuir, apresentou uma solução para os jogadores lidarem com este calendário: «Concordo que há demasiados jogos. Mas a única maneira de evitar o cansaço acumulado, agora, é treinar menos, ou seja, de uma maneira inteligente. Não precisam de correr quatro quilómetros todos os dias. Se os jogadores fizerem trabalhos específicos, terão menos lesões e mais qualidade nos jogos.»

Ronaldo foi ainda premiado nesta gala ao ser considerado o melhor jogador a atuar no Médio Oriente.