Rio Ave: Luís Freire perto do top-5 da história do clube
Técnico dos vilacondenses vai igualar, frente ao Gil Vicente, João Eusébio no quinto lugar da lista dos treinadores com mais jogos pelo clube
Luís Freire vai tornar-se, este domingo, o quinto treinador com mais jogos ao leme do Rio Ave, igualando as 95 partidas de João Eusébio, que esteve no clube entre 2005 e 2008.
A cumprir a terceira temporada em Vila do Conde, o técnico de 38 anos ingressou no clube em 2021/22, na Segunda Liga. Nessa época, venceu o campeonato e conquistou a subida ao primeiro escalão, um ano após a descida.
Na edição transata da Liga, o Rio Ave terminou no confortável 12.º posto, com mais 14 pontos que o Marítimo, em lugar de play-off de despromoção.
Apesar do início tumultuoso esta temporada, com apenas uma vitória nas primeiras nove jornadas do campeonato e a eliminação da Taça de Portugal na terceira eliminatória, diante do Torreense (2-1), os vilancondenses respiram melhor depois do triunfo sobre o Boavista (2-0), no passado domingo.
Até ao final da época, o treinador natural da Ericeira deverá ultrapassar também Pedro Martins (101 jogos), Mourinho Félix (105), e Mário Reis (110), ficando apenas atrás de Carlos Brito, que está destacado no primeiro lugar com 364 partidas ao comando do Rio Ave.
Dos treinadores referidos, apenas Mário Reis (51,82%) tem uma percentagem de vitórias superior à de Luís Freire (42,55%), embora ambos tenham treinado os vilacondenses na Segunda Liga.
Em números absolutos na Primeira Liga, o jovem técnico ainda está a 11 encontros de Miguel Cardoso, no quinto lugar. Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, Mourinho Félix e Carlos Brito completam o top-5 de treinadores do Rio Ave com mais jogos no principal escalão do futebol português.
Este domingo, a partir das 15.30 horas, o conjunto vilacondense desloca-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, uma partida referente à 11.ª jornada da Liga.